Nutrimental tem mais de 40 concorrentes no mercado nacional

Brasileiros consumiram 9,4 mil toneladas de barrinhas no ano passado movimentando R$ 402 milhões

O Estado de S.Paulo

20 de outubro de 2014 | 02h03

A barrinha de cereal caiu no gosto do consumidor brasileiro. A indústria alimentícia reagiu e diversas fabricantes passaram a oferecer suas versões do produto. Se há 22 anos só a Nutrimental estava neste mercado no Brasil, hoje há 43 fabricantes, segundo dados do guia de fornecedores da revista Supermercado Moderno.

No ano passado, o brasileiro comprou 9.416,8 toneladas do produto, um volume que movimentou R$ 402 milhões, segundo dados levantados pela consultoria Nielsen.

O crescimento em unidades foi de 12% e, em volume, de 20%. "Novas marcas entram nesse segmento, fazendo uma extensão de linha. É natural, pois existem sinergias no momento de distribuição", disse o analista da Nielsen André Sanches.

A primeira foi a Trio, atual vice-líder de mercado, que nasceu nos anos 90 como fabricante de cerais e, desde 1998, está no mercado de barrinhas. Já a marca Quaker, que pertence à Pepsico e tem quase 60% do mercado de aveia, lançou o produto em 2011, em um processo de extensão de linhas.

"A marca Quaker é uma referência de confiança para o consumidor e pode abrir caminho para a empresa atuar em todos os produtos que levem aveia, como cereais matinais, barra de cereal e cookies", afirmou o diretor da unidade de biscoitos e cereais da Pepsico, Diego Pistone.

A entrada em novas categorias faz parte da estratégia da Pepsico para crescer em marcas como Quaker, eQlibri e Toddy. Cada vez que entra em um novo segmento, a Pepsico faz campanhas de lançamento em rede nacional e um investimento em comunicação no ponto de venda.

"O nosso relacionamento com grandes e pequenos supermercados também ajuda a posicionar a marca nas gôndolas", diz Pistone. / M.G.

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