NYT lança ‘relatório retrô’ para recontar notícias do passado

Fatos importantes que ocuparam manchetes e foram esquecidos serão tema de série de documentários na internet

Cley Scholz, do Economia & Negócios,

08 de maio de 2013 | 13h30

 O jornal The New York Times lançou uma série de documentários curtos na internet para mostrar eventos que foram notícia no passado e que não voltaram mais ao noticiário.

A série denominada 'Relatório Retrô', segundo o NYT, vai tratar de histórias que ocuparam manchetes no passado mas que com o tempo foram deixadas de lado pela urgência da mídia em ocupar-se com fatos mais importantes do presente.

"São notícias intrigantes do noticiário do nosso passado que será revisitadas com o objetivo de incentivar o público a pensar mais criticamente sobre os acontecimentos atuais e os meios de comunicação", informou o jornal.

Os vídeos serão publicados às segundas-feiras e terão de 10 a 15 minutos de duração. O primeiro da série foi "A Viagem do Mobro", que relembra o caso da barcaça de lixo industrial da empresa Mobro noticiada em 1987.

Na época o lixo saiu de Long Island para ser descartado ilegalmente e despertou um grande debate sobre a questão ambiental. Apesar da comoção, com o tempo o assunto foi esquecido.

O jornal já antecipou alguns dos temas que deverá abordar nos próximos capítulos da série. Um deles vai mostrar como vivem as crianças que nasceram de mães viciadas em crack que foram notícia na década de 1980. Um dos ex-bebês do crack graduou-se recentemente em uma faculdade, virou um profissional bem sucedido e pai de família.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.