'NYT' negocia a venda de 16 jornais regionais

Times Co., responsável pelo 'New Tork Times', quer se concentrar nas atividades consideradas 'mais essenciais'

AMY CHOZIK , THE NEW YORK TIMES , O Estado de S.Paulo

21 de dezembro de 2011 | 03h04

O The New York Times anunciou que está em conversações avançadas para vender 16 jornais regionais, em mais uma indicação de que a empresa vem se desfazendo dos seus ativos para se concentrar em suas atividades jornalísticas mais essenciais.

A Halifax Media Holdings, de Daytona Beach, na Flórida, já está negociando a compra da Regional Media Group, que pertence ao Times Co. e é uma divisão que inclui vários jornais do país, como Sarasota Herald Tribune, na Flórida; The Press Democrat, de Santa Rosa, Califórnia; The Star-News, de Wilmington, Carolina do Norte; The Gainesville Sun, também na Flórida; e o The Tuscaloosa News, do Alabama.

Combinados, os jornais têm uma circulação de 433.251 exemplares e mantêm 1.755 funcionários. Analistas calculam que a venda dos jornais regionais estará concluída no fim desta semana, num valor de cerca de US$ 145 milhões. Robert H. Christie, porta-voz do Times Co., não quis comentar o negócio.

Como as receitas de publicidade continuavam caindo, o Times Co. vendeu ativos para se concentrar em seus jornais âncora, como The New York Times, o The Boston Globe e o The International Herald Tribune. Em julho a companhia vendeu mais da metade da sua participação no Fenway Sports Group, proprietário do time de beisebol Boston Red Sox, por US$ 117 milhões.

Enquanto cresceu o otimismo com relação ao novo serviço de assinatura digital do jornal The New York Times, as publicações regionais da empresa foram ficando para trás, com o declínio vigoroso impelido pela queda dos classificados e a migração dos leitores para a internet.

Em 2010, o Regional Media Group respondia por 11% das receitas de US$ 2,4 bilhões da companhia.

De 2008 até 2009, as receitas de publicidade do Regional Media Group caíram 30,2%, para US$ 193 milhões, e em 2010 declinaram 8,2%, para US$ 177 milhões, segundo o relatório anual de 2010 da Times Co. Os classificados representaram 28% dos anúncios nos jornais regionais.

"Isso nos livra de mais uma dor de cabeça para o Times", disse Edward J. Atorino, analista de mídia na Benchmark Co.

Executivos da Times Co. também disseram estar em conversações há meses com o Halifax, proprietário do The Daytona Beach News Journal e de quatro outras organizações de notícias locais, na Flórida e no sul do país. Embora o negócio ainda não esteja concluído, o website do Halifax já catalogou todos os jornais regionais do Times Co. como de sua propriedade, na manhã de segunda-feira, prevenindo o blogueiro Jim Romenesko. A venda pendente foi anunciada poucos dias depois de Janet L. Robinson, desde 2004 diretora executiva da Times Co., anunciar sua saída da empresa no fim do mês.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.