Enquanto algumas sonham em abrir o capital e entrar na lista das grandes fabricantes mundiais, outras tentam evitar a falência
Por Marina Gazzoni
Atualização:
A quarta maior fabricante de aviões comerciais do mundo é brasileira. Mas embora ela seja a maior do País, não está sozinha no mercado nacional. Dezenas de empresas ainda pouco conhecidas tentam trilhar os próprios caminhos. O Estado conversou com empresários do setor e visitou oito fábricas em seis cidades para entender quais são os sonhos e as dificuldades desses empreendedores.
PUBLICIDADE
As empresas são pequenas e suas fábricas pouco automatizadas. Mas a ambição de seus donos é grande. “Nós temos potencial para ser uma segunda Embraer. É aí que queremos chegar”, diz o fundador da Edra, Rodrigo Scoda. “Queremos ser uma das dez maiores fabricantes para aviação geral do mundo em dez anos”, afirma Paulo Junqueira, da novata Novaer. A paulista Inpaer está no meio de um “choque de gestão”, acertando as contas e a sua estrutura organizacional de olho na abertura de capital.
O desenvolvimento de novas tecnologias é a inspiração da equipe da ACS Aviation, que testa o primeiro avião elétrico do País. “Queremos ver nosso avião voar”, diz um dos engenheiros.
Mais conteúdo sobre este tema
Já a Aeromot, empresa gaúcha que foi a segunda maior fabricante de aviões do País até 2012, hoje está em recuperação judicial e tenta evitar a falência. “Quero salvar a minha empresa”, diz Claudio Viana, de 83 anos.
As pequenas fabricantes de avião brasileiras
1 / 23As pequenas fabricantes de avião brasileiras
Aviação
Inpaer fabrica aviões leves esportivos em São João da Boa Vista, em São Paulo Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO
Aviação
Aos 83 anos, engenheiro aeronáutico Claudio Viana tenta evitar a falência da Aeromot, empresa de Porto Alegre que já foi a segunda maior fabricante de... Foto: RAMIRO FURQUIM/ESTADÃOMais
Aviação
Empresário testa aplicaçõesde materiais compostos, base da fuselagem de avião, em produtos para substituir azulejos e barras metálicas de máquinas pul... Foto: CESAR SOUZA/ESTADÃO Mais
Embraer
Gigante: Embraer já produziu mais de 5000 aviões desde que foi criada, em 1969 Foto: SÉRGIO CASTRO / ESTADÃO
Aviação
Empresa foi vendida em 2013 a ex-executivo do mercado financeiro; contas e gestão estão sendo reestruturada de olho em uma abertura de capital Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO
Inovação
Com equipe reduzida, ACS Aviation, de São José dos Campos,testa primeiro avião elétrico do País Foto: SÉRGIO CASTRO/ ESTADÃO
Inovação
Projeto do avião elétrico foi financiado pela Finep e feito em parceria com a hidrelétrica de Itaipu Foto: SÉRGIO CASTRO / ESTADÃO
Aviação
Avião é guardado desmontado para não ocupar muito espaço; galpão da ACS é de 350 metros quadrados Foto: SÉRGIO CASTRO / ESTADÃO
Aviação
Projetista Miguel Rosario começou a desenhar aviões no fundo de quintal; hoje testa novosprojetos na fábrica da Seamax Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO
Aviação
Seamax acabou de reabrir a fábrica e procura investidor Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO
Aviação
Fábrica de aviões anfíbios da Seamax, em São João da Boa Vista; parte da produção é manual Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO
Aviação
Partes do Ximango, o planador que foi o carro-chefe da empresa, ainda estão na fábrica da Aeromot Foto: RAMIRO FURQUIM/ESTADAO
Aviação
Refeitório da Aeromot foi lugar de churrasco e momentos de confraternização no passado, lembra o fundador da empresa Foto: RAMIRO FURQUIM/ESTADAO
Aviação
Com fábrica em bairro nobre de Curitiba,IPE Aeronaves. de João Boscardintenta voltar a produzir aviões Foto: CESAR SOUZA/ESTADÃO
Aviação
Protótipo de barra para pulverizadora com materiais compostos; produto mais leve economiza combustível Foto: CESAR SOUZA/ESTADÃO
Aviação
Edra Aeronáutica foi criada em área que era umafazenda em Ipeúna Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO
Aviação
Rodrigo Scoda, da Edra, adaptou o projeto de um hidroavião francês de madeira para criar o Super Petrel, um avião anfíbio Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO
Aviação
Super Petrel acabou de receber cerficação da Anac e da americana FAA Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO
Aviação
Modelo RV chega ao Brasil em kits importados desmontados; Flyer, de Sumaré, é a maior montadora da aeronave Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO
Aviação
Fábrica da Flyer, líder nacional na venda de aviões esportivos; mudança de regras na Anac proibirá venda de produto que é carro-chefe da empresa Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO
Embraer
Tecnologia de ponta é chave para concorrer no mercado global Foto: SÉRGIO CASTRO / ESTADÃO
Embraer
Processo automatizado garante precisão Foto: SÉRGIO CASTRO / ESTADÃO
Embraer
Técnicos e engenheiros consultam manual de procedimentos em tablets espalhados pela fábrica Foto: SÉRGIO CASTRO / ESTADÃO