13 de março de 2009 | 15h35
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta sexta-feira, 13, que sua administração está trabalhando para lidar com as obstruções nos mercados de crédito e criar um modelo para crescimento sustentável no longo prazo. "É muito importante, mesmo enquanto estamos focados sobre o sistema financeiro e os mercados de crédito, que lancemos as bases para o que estou chamando de um modelo de crescimento econômico pós-bolha", disse Obama, depois de um encontro com o ex-presidente do Federal Reserve Paul Volcker, que preside o Conselho de Consultores de Recuperação Econômica da Casa Branca.
Veja também:
Lula pede que ricos cuidem de seus bancos
Sob pressão, Suíça relaxa regras de sigilo bancário
G-20 se divide sobre qual deve ser resposta à crise
FT: Brasil está em lista informal de países-chave do G20
De olho nos sintomas da crise econômica
"Os dias em que éramos capazes de fazer esta economia crescer apenas sobre um mercado de moradia superaquecido ou pessoas usando ao máximo seu cartão de crédito - aqueles dias acabaram." "Estamos gastando cada dia trabalhando sobre como ter o crédito fluindo novamente para que as grandes e pequenas empresas, assim como os consumidores, possam obter crédito, para que possamos ter a economia se movendo novamente", disse o presidente.
Enquanto o secretário do Tesouro, Timothy Geithner se reúne com os ministros de Finanças do G-20, grupo que inclui países ricos e emergentes, em Londres neste final de semana, Obama disse que os EUA precisam coordenar sua resposta para a crise econômica global com outros países "com objetivo de assegurar que o que estamos fazendo aqui nos EUA seja correspondido com fortes esforços no exterior". As informações são da Dow Jones.
Encontrou algum erro? Entre em contato