Jason Reed/Reuters
Jason Reed/Reuters

Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Obama nomeia Jim Yong Kim para presidir Banco Mundial

Ele atua como reitor de Dartmouth desde 2009, é médico de formação e uma figura proeminente nas questões de saúde global e de desenvolvimento

Ricardo Gozzi, da Agência Estado,

23 de março de 2012 | 16h23

WASHINGTON- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, indicou nesta sexta-feira, 23, o reitor da Dartmouth College, Jim Yong Kim, para chefiar o Banco Mundial (Bird), uma escolha inesperada para o principal cargo da instituição financeira internacional.

Nascido na Coreia do Sul e criado no Estado norte-americano de Iowa, Kim tem 52 anos, atua como reitor de Dartmouth desde 2009, é médico de formação e uma figura proeminente nas questões de saúde global e de desenvolvimento. A escolha surpreendeu pelo fato de, normalmente, os indicados terem experiência política ou financeira.

"Jim passou mais de duas décadas trabalhando para melhorar as condições em países em desenvolvimento pelo mundo", disse Obama nesta sexta-feira. "É hora de termos um profissional do desenvolvimento à frente da maior agência de desenvolvimento do mundo", prosseguiu.

Entre outros candidatos à presidência do Bird figuram o ministro das Finanças da Nigéria, Ngozi Okonjo-Iweala, que já trabalhou no Banco Mundial e cuja candidatura foi anunciada hoje, e o destacado economista norte-americano Jeffrey Sachs. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
BirdObamaKim

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.