Obama nomeia Yellen, Diamond e Raskin para conselho do banco central dos Estados Unidos

Os nomes escolhdos deverão ter um papel importante na condução da economia pelo banco central após a pior recessão em décadas.

Marcílio Souza, da Agência Estado,

29 de abril de 2010 | 12h24

O presidente dos EUA, Barack Obama, escolheu nesta quinta-feira, 29,  três novos membros para o conselho do Federal Reserve, que deverão ter um papel importante na condução da economia pelo banco central após a pior recessão em décadas.

 

Janet Yellen, atualmente presidente do Fed de São Francisco, vai substituir Donald Kohn na vice-presidência do BC dos EUA. Como o presidente Ben Bernanke, Yellen é considerada forte defensora da necessidade de manter as taxas básicas de juros em seus níveis recordes de baixa por um "período prolongado" para ajudar na recuperação econômica e no aumento do emprego.

 

O economista Peter Diamond, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), um especialista em seguridade social, aposentadorias e taxações, e Sarah Bloom Raskin, reguladora bancária do Estado de Maryland, foram escolhidos por Obama para ocuparem um assento no conselho de sete membros do Fed em Washington.

 

Os escolhidos, que precisam ser confirmados pelo Senado, deverão ajudar o Fed a atravessar um território de incertezas, enquanto a autoridade monetária retira os estímulos criados para combater a recessão. Se a economia continuar ganhando tração como esperado, o Fed terá que tomar decisões difíceis sobre quando aumentar as taxas de juros e vender os mais de US$ 1,7 trilhão em ativos comprados nos últimos anos.

 

"A profundidade da experiência que essas pessoas trazem em economia e política monetária, regulação financeira e proteção ao consumidor as torna um ganho tremendo para o Fed. Sinto-me grato pelo fato de elas terem escolhido dedicar seus talentos para servir o povo norte-americano", disse Obama em comunicado. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.