AP
AP

Obama reabilita a imagem do brócoli

Ao contrário de Bush, que provocou a ira de produtores, presidente diz que vegetal é seu prato favorito

Reuters,

10 de julho de 2013 | 12h03

WASHINGTON - O presidente Barack Obama gosta hambúrguer, cachorro-quente e outros pratos da categoria junk food, mas quando chegou a hora de responder a uma pergunta de uma criança, sobre a sua comida favorita, ele respondeu que adora brócolis.

A revelação foi feita durante um evento na Casa Branca para as crianças que venceram um concurso de receitas saudáveis, parte de uma campanha de combate à obesidade promovida pela primeira-dama Michelle Obama.

A resposta de Obama surpreendeu por dois motivos. Primeiro porque ele já foi visto, filmado e fotografado comendo hambúrguer em um subúrbio de Washington com o primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev, costelas de porco na Carolina do Norte e hot-dog em um jogo de basquete em Dayton, Ohio, sem contar o pastel frito em Wisconsin.

O segundo motivo é que a declaração colocou Obama nitidamente em desacordo com o gosto culinário de George W. Bush, que como presidente tornou pública a sua antipatia por brócolis em 1990.

"Eu não gosto de brócolis desde criança e minha mãe sempre me fez comê-los", disse Bush quando era presidente. E completou: "Eu sou o presidente dos Estados Unidos, e eu não vou comer mais brócolis!"

 

Produtores de brócolis cozidos no vapor protestaram enviando milhares de quilos de brócolis para a Casa Branca, e a solução foi distribuir toneladas do vegetal para abrigos.

Obama foi politicamente correto no jantar para as crianças e recebeu várias receitas saudáveis. "A comida pode ser divertida e também saudável", disse Obama. "Você pode criar hábitos que vão ser bons para toda a vida."

Tudo o que sabemos sobre:
ObamabrócolisBushobesidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.