PUBLICIDADE

Publicidade

Obama se reunirá com grandes banqueiros dos EUA

Presidente planeja discutir esforços do governo para ajustar as contas das entidades e restaurar sua solvência

Por Efe
Atualização:

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, planeja se reunir na próxima sexta-feira com os principais executivos de vários dos grandes bancos do país, entre eles de JP Morgan Chase, Goldman Sachs e Citigroup, informou nesta quarta-feira, 25, o "Wall Street Journal" em seu site.

 

Veja também:

 

PUBLICIDADE

A incomum reunião acontecerá poucos dias depois que o Departamento do Tesouro apresentou seu plano para comprar ativos tóxicos dos bancos, em uma operação que pode chegar a US$ 1 trilhão.

 

O presidente, segundo o diário, planeja discutir com os banqueiros os esforços do governo para ajustar as contas das entidades e restaurar sua solvência, por entender que é a melhor maneira para que voltem a contar com liquidez para emprestar dinheiro.

 

Na reunião, provavelmente serão colocadas as exigências que o governo quer impor aos bancos que recebam ajuda, com objeto de evitar abusos como os cometidos no plano anterior.

 

O jornal americano "The New York Times" informou que o banco Goldman Sachs é um dos que estaria disposto a devolver os US$ 10 bilhões que recebeu do plano de resgate aprovado pelo governo George W. Bush, devido às restrições impostas por essa ajuda.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.