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OceanAir assume vôos fretados da BRA neste fim de semana

Governo e empresas estudam ampliar acordo para vôos comerciais a partir de segunda-feira

Por Alberto Komatsu
Atualização:

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou ontem um acordo entre a BRA e a OceanAir para garantir a viagem dos passageiros da BRA que adquiriram pacotes turísticos para hoje e amanhã. Três aviões serão utilizados, sendo dois da BRA e um da OceanAir, que vai se responsabilizar pela operação. Os vôos em aviões da BRA serão operados por tripulação e demais profissionais da própria companhia, mas eles não podem ter recebido aviso prévio. Na terça-feira, quando anunciou a suspensão de seus vôos, a BRA comunicou que os 1.100 funcionários receberiam aviso prévio. Um inspetor da Anac vai acompanhar os vôos realizados com aviões da BRA. A Anac também informou que esse acordo está restrito aos vôos fretados. O governo e as duas empresas "estão estudando a melhor forma para que o acordo seja o mais amplo possível, permitindo, já no início da semana, à OceanAir operar os vôos comerciais regulares da BRA com aeronaves e tripulação da própria BRA", disse a Anac. O acordo anunciado na noite de ontem é diferente do que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, chegou a anunciar durante a tarde. Segundo o ministro, "dentro de alguns dias" a OceanAir iria assumir a operação da BRA, utilizando aviões e tripulação da companhia que parou de voar na quarta-feira, com uma dívida estimada em US$ 100 milhões. A Anac chegou a divulgar um comunicado ontem informando que o governo negociava um acordo com "companhias aéreas" para solucionar a situação da BRA, mas depois concentrou a negociação com a OceanAir. A WebJet, do grupo CVC, anunciou que tinha interesse em assumir rotas da BRA e até oito aviões. "É uma responsabilidade que tem o governo de solucionar um problema que criou uma dificuldade para 70 mil pessoas. É um dever nosso", disse Jobim, após palestra na Escola Superior de Guerra, no Rio. "Com isso, resolvemos a questão BRA para depois encontrar uma solução definitiva nas negociações BRA/OceanAir. Com isso esperamos pacificar o setor nesse aspecto." O modo pelo qual a OceanAir vai operar os aviões da BRA "é uma espécie de leasing, mas não é leasing", segundo Jobim. O ministro afirmou que será uma locação operada economicamente pela OceanAir. MERCADO Estatísticas do mês de outubro divulgadas ontem mostram que Gol e TAM estão cada vez mais próximas no mercado brasileiro. A diferença entre as duas líderes, que era de 15,7% em outubro do ano passado, caiu para 4,3%. A líder TAM perdeu participação e ficou com 46,56%. A perda se mostra tanto na comparação com outubro de 2006 (50,97%) quanto com setembro deste ano (48,15%). Já a Gol registrou participação de 42,2%, crescimento de 3,2 pontos em relação a setembro e de quase 7 pontos em relação ao ano anterior. Dentre as empresas menores, VRG e OceanAir tiveram leve alta. A VRG ficou com 2,73%, ante 2,5% em setembro. A OceanAir ficou com 2,94%, ante 2,61%. A BRA caiu de 4,60% para 2,47%.

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