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Oi cresce e tira mercado das rivais

Empresa foi a que mais ganhou clientes no País em maio

Por Renato Cruz
Atualização:

A Oi foi a empresa que mais cresceu no mercado de telefonia celular durante o mês passado, segundo dados divulgados ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A empresa ficou com 44% das adições líquidas de maio, que chegaram a 2,9 milhões. "Houve um crescimento excepcional na região da Brasil Telecom", apontou Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco. No mês passado, a Oi lançou sua marca na região da Brasil Telecom (BrT), operadora que comprou no ano passado. Em menos de um mês, a Oi vendeu mais de 600 mil chips na área da BrT. Na promoção de lançamento ofereceu créditos de até R$ 600 por mês para quem fizer recargas de R$ 1. Em março e abril, antes do lançamento da marca Oi, a empresa tinha perdido clientes na área da BrT. Tude destacou que foi a primeira vez que uma empresa que não subsidia aparelhos, como a Oi, lidera a captação de clientes no mês de maio. O aparelho celular costuma ser um presente importante no Dia das Mães, o que beneficia outras operadoras, que dão desconto nos aparelhos em troca da assinatura de contratos de fidelidade. O aumento de 2,9 milhões do total de assinantes em maio, alcançando 157,5 milhões, foi maior do que a verificada no mesmo mês de 2008, quando o mercado ganhou 2,8 milhões. Nos quatro meses anteriores, o crescimento havia sido menor que no ano passado. Apesar disso, o avanço da base de celulares este ano continua menor que em 2008. A Teleco estima para este ano um aumento de 25 milhões de celulares na base de assinantes. Em 2008, foram 30 milhões. Além das promoções agressivas da Oi, o presidente da Teleco destacou o fato de a empresa ser a que tem menos participação de mercado entre as operadoras celulares com presença nacional (as outras são a Vivo, a Claro e a TIM). "A tendência é que as quatro tenham participações muito próximas", acredita Tude. Segundo a Anatel, em maio, a Vivo tinha 29,4%, a Claro 25,5%, a TIM 23,6% e a Oi 21,1%. "A Oi ainda tem mercado para conquistar, seja na operação nova (São Paulo) ou na área da BrT", disse Luciana Leocadio, chefe de análise da Ativa Corretora. Segundo ela, o fato de a empresa ter se tornado recentemente uma companhia com presença nacional ainda não aparece nos resultados. A segunda empresa que mais cresceu no mês foi a TIM, que ficou com 24% dos novos clientes. A Vivo ficou com 20% e a Claro com apenas 12%. "Quanto à Claro, a redução de seu ritmo de crescimento parece estar ligada à maior competição promovida pela Oi, uma vez que o perfil de usuários (mais pré-pagos, low-end) das duas empresas é semelhante", escreveu ontem Luciana em seu relatório, sobre os dados divulgados pela Anatel. A chefe de análise da Ativa Corretora disse que é preciso esperar os resultados das empresas no segundo trimestre para avaliar o impacto de suas estratégias comerciais. "Consideramos o desempenho da TIM também positivo, em termos de conquista de clientes, porém ainda temos dúvidas quanto ao impacto da maior atividade comercial sobre os resultados da empresa, e preferimos aguardar o segundo trimestre para avaliarmos sua performance", escreveu. Ela considerou bom o fato de a Vivo ter conquistado mais clientes em maio que no mesmo mês de 2008, apesar de ter perdido participação no mercado. A teledensidade brasileira chegou a 82,4 celulares por 100 habitantes. O Distrito Federal é onde se concentra o maior número de telefones móveis por habitante, com um índice de 149,1. O Rio está em segundo lugar, com 99,6, e o Mato Grosso do Sul em terceiro, com 98,4. NÚMEROS 44% dos novos clientes de telefonia celular foram para a Oi em maio 2,9 milhões de acessos foram adicionados a base de telefones móveis no País 157,5 milhões foi o total de celulares em todo o Brasil no mês passado 24% dos novos clientes de telefonia celular ficaram com a TIM 20% ficaram com a Vivo no mês passado

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