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Olimpíada de Londres tem pacotes a partir de R$ 15 mil

Pacotes estão à venda em apenas quatro operadoras: Agaxtur; TAM Viagens, Ambiental e Top Service; o mais caro custa R$ 79.500 por pessoa

Foto do author Circe Bonatelli
Por Circe Bonatelli (Broadcast) e da Agência Estado
Atualização:

Os pacotes turísticos para o maior evento esportivo do mundo começaram a ser vendidos hoje no Brasil. Mas um roteiro para a Olimpíada de Londres, em 2012, vai ficar longe do alcance da maioria dos brasileiros. O pacote mais barato (6 noites, 5 ingressos, hotel duas estrelas e passagem aérea) custa 5.800 libras esterlinas por pessoa, o equivalente a R$ 15 mil. Já o mais caro (18 noites, 15 ingressos, passagem aérea e hotel cinco estrelas) sai por 30.750 libras, ou R$ 79.500 por pessoa."Os jogos de Pequim tinham valores mais baratos. Já Londres é o centro da Europa, um lugar caro o ano todo. Muitos países vão mandar turistas para lá", afirma Antônio Carlos Valente, diretor da Tamoyo Internacional, única companhia brasileira credenciada para comercializar os ingressos repassados pelo Comitê Organizador dos Jogos. Na sua avaliação, o alto valor dos pacotes vai limitar a venda entre as classes A e B. "A menos que seja alguém apaixonado por esportes que esteja poupando dinheiro nos últimos anos", pondera, lembrando que é possível dividir as compras em até 24 vezes.Os pacotes estão à venda em apenas quatro operadoras - Agaxtur, TAM Viagens, Ambiental e Top Service - e oferecem três opções de viagens: de 6, 12 ou 18 noites, que incluem 5, 10 e 15 ingressos, respectivamente. Há cinco hotéis listados, que variam de duas a cinco estrelas. Todos estão localizados na região central de Londres e cobertos pela rede de transportes municipal, que leva para todos os 12 locais onde ocorrerão as competições.Os consumidores devem consultar as operadoras para escolher os jogos e modalidades que desejam ver, lembrando que as opções estarão sujeitas à disponibilidade dos ingressos repassados pelo comitê londrino. "Os estádios têm média de 10 mil a 12 mil lugares, e a procura pelos ingressos é grande no mundo todo. Quanto antes o consumidor comprar, melhor", diz.IngressosOs ingressos também podem ser comprados avulsos, sem os pacotes, por meio do site da Tamoyo (www.tamoyo.com.br). Só brasileiros residentes no Brasil podem efetuar a compra, que também é limitada a quatro ingressos por pessoa.Segundo balanço da companhia, já foram comercializados cerca de 10 mil entradas desde março, quando começaram as vendas. Os ingressos mais baratos custam por volta de 20 libras (cerca de R$ 50) para modalidades menos procuradas, como tênis de mesa. Já a final do basquete masculino, um dos jogos mais esperados da Olimpíada, custa cerca de 750 libras (R$ 1.900).Por enquanto, a maioria dos ingressos vendidos são para jogos de vôlei (1.563) e vôlei de praia (1.042), modalidades em que as equipes brasileiras têm grandes chances de alcançar uma medalha. O futebol aparece em terceiro lugar nas vendas de ingressos (914).

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Lucros

As operadoras de turismo devem faturar cerca de R$ 30 milhões com a venda de pacotes para a Olimpíada, de acordo com estimativa de Valente. Segundo previsão de Valente, os jogos de Londres devem resultar na venda de 2 mil pacotes pelas operadoras, o dobro do que foi comercializado para Pequim, em 2008, e cinco vezes mais que os roteiros para Atenas, em 2004.

Já a venda dos ingressos deve levantar R$ 1,3 milhão exclusivamente para a Tamoyo, que atua na venda dos tíquetes para os consumidores e para as operadoras parceiras, mas não oferece pacotes. Valente estima a venda de 40 mil ingressos até 2012, um salto ante os 18 mil de Pequim e os 12 mil de Atenas.

Desde março, já foram vendidos 10 mil da cota disponibilizada até o momento pelo comitê organizador dos jogos. Isso significa que 25% do total das vendas previstas já foram realizadas, antes mesmo do lançamento de campanhas publicitárias de abrangência nacional. "Havia uma demanda reprimida por esse tipo de produto", avalia Valente.

Pacotes empresariais

Os pacotes para Londres 2012 custam entre R$ 15 mil e R$ 80 mil por pessoa, valor que restringe a compra para as classes A e B e, principalmente, para clientes corporativos. "A Olimpíada virou um evento corporativo por causa das empresas patrocinadoras e daquelas que oferecem os pacotes como incentivo para seus funcionários pelo cumprimento de metas", avalia José Zuquim, da Ambiental. As empresas serão responsáveis pela maioria das aquisições de pacotes, avalia.

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Na Top Service, agência que atua no setor de pacotes corporativos, a expectativa se confirma e a empresa espera liquidar entre 80% e 90% de seus pacotes até dezembro, segundo o vice-presidente Gilmar Pinto Caldeira.

"O grande desafio é impulsionar as vendas para pessoas físicas", afirma o diretor da TAM Viagens, Sylvio Ferraz. Ele lembra que o valor alto dos pacotes na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, já fez com a que a venda para empresas fosse maior que aquelas para consumidores comuns.

Ferraz acrescentou que a TAM Viagens aguardava apenas o anúncio oficial dos pacotes para iniciar campanhas publicitárias nas lojas, no site e nos aviões da empresa, além de outros veículos de comunicação, com o objetivo de atrair os consumidores comuns.

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