PUBLICIDADE

OMC diz que comércio global desacelerou e reduz projeções para 2019

Diretor-geral do órgão, Roberto Azevêdo afirmou que a OMC reduziu sua previsão de crescimento do comércio internacional de 3,7% para 2,6% neste ano

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O comércio mundial encolheu 0,3% no quarto trimestre de 2018 e deve crescer 2,6% neste ano, abaixo da expansão de 3% em 2018 e da estimativa anterior de 3,7%, informou a Organização Mundial de Comércio nesta terça-feira, 2.

Em sua previsão anual, a OMC disse que o comércio tem sido pressionado por novas tarifas e medidas realiatórias, crescimento econômico mais fraco, volatilidade nos mercados financeiros e condições monetárias mais apertadas em países desenvolvidos. A organização estimou em setembro que o crescimento em 2018 seria de 3,9%, contra 4,6% em 2017.

Roberto Azevêdo, diretor-geral da OMC, se recusou a prever o impacto da saída do Reino Unido da União Europeia no comércio mundial. Foto: REUTERS/Sergio Moraes

PUBLICIDADE

“Com as tensões comerciais em alta, não se deve ficar surpreso com esse cenário. O comércio não pode desempenhar seu papel total de guiar o crescimento quando vemos níveis tão altos de incerteza”, disse o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, em comunicado.

“Claro, há outros elementos, mas o aumento das tensões comerciais é o principal fator”, disse ele em entrevista à imprensa. “Acho que é bastante óbvio que as tensões entre Estados Unidos e China têm um grande papel”.

Ele se recusou a prever o impacto da saída do Reino Unido da União Europeia.

Embora o volume de comércio tenha crescido lentamente em 2018, o valor em dólares aumentou 10%, para US$ 19,48 trilhões , em parte devido a um aumento de 20% nos preços do petróleo, disse a OMC.

O valor das negociações de serviços comerciais cresceu 8%, para US$ 5,80 trilhões em 2018, diante do forte crescimento das importações na Ásia.

Publicidade

O volume de comércio de produtos deve crescer com mais força em economias em desenvolvimento neste ano, com expansão de 3,4% nas exportações contra 2,1% em economias desenvolvidas.

Mas a previsão é altamente incerta, com o número de crescimento global de 2,6% sendo o ponto médio de uma faixa que vai de 1,3 a 4%. A taxa real de crescimento pode ser ainda maior ou menor se as tensões comerciais piorarem ou melhorarem, disse a OMC.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.