Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Opep pode reduzir produção, diz representante do Irã

O representante do Irã na Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep), Mohammad Ali Khatibi, disse que a Opep irá decidir ou pela redução de sua produção de petróleo na reunião de 28 de maio, a fim de reduzir os níveis recordes dos estoques, ou pela manutenção da atual produção diante da expectativa de uma melhora na situação econômica e aumento da demanda.

AE, Agencia Estado

10 de maio de 2009 | 14h22

Segundo ele, se a Opep decidir reduzir seus estoques para a média dos últimos cinco anos, a produção terá que ser reduzida. A outra opção seria manter a atual produção e ver como a demanda se comporta. Os estoques de petróleo são de 61 dias de consumo, superior à média dos últimos cinco anos, de 52 dias.

O departamento de energia dos Estados Unidos informou na última quarta-feira que os estoques norte-americanos de petróleo atingiram 375,3 milhões de barris, o maior nível desde 1990. Khatibi acredita que com a chegada do verão e das férias no hemisfério norte, quando as viagens automobilísticas aumentam, o consumo de gasolina irá aumentar, dando suporte tanto para o mercado de gasolina como para o de petróleo. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
petróleoOpepprodução

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.