Optar pela expansão exige muita cautela

A opção por permanecer pequeno ou apostar tudo no crescimento do negócio é uma decisão muito pessoal - tanto que até grandes empreendedores divergem sobre o assunto.

O Estado de S.Paulo

27 de junho de 2012 | 03h10

Pedro Herz, que transformou a pequena loja de livros da família em uma potência chamada Livraria Cultura, é enfático: "No Brasil ou sua empresa cresce ou ela fecha". Outros empresários de sucesso são mais cautelosos quando analisam o dilema do crescimento.

Ricardo Garrido, um dos sócios da Cia. Tradicional de Comércio, recomenda paciência aos pequenos empresários e usa um argumento bastante simples. "O passado não garante o sucesso no futuro."

Carla Sarni, que atualmente comanda o projeto de expansão da Sorridents, acredita que o crescimento da empresa precisa estar atrelado ao fato do empresário ter alguém de confiança para acompanhar esse processo.

"Não basta um grande investimento, é importante ter também muita dedicação", analisou a empresária quando participou, com pequenos empreendedores, do Encontro PME. A rede de clínicas odontológicas de Carla escolheu o modelo de franquias para ganhar espaço.

É justamente esse o caminho recomendado pelo empresário José Carlos Semenzato para o empreendedor que pretende apostar no crescimento. "É uma forma de reduzir o risco. Como o franqueado precisa colocar o dinheiro dele no negócio, se empenha mais em vender e gerar resultados", analisa Semenzato, que hoje comanda a holding SMZTO Participações.

Ousadia

Se você decidir crescer, a recomendação definitiva parece ser a dada por Luiza Trajano, que administra com sucesso o Magazine Luiza - uma das principais redes de varejo do País.

"Se você não ousa, não cresce", afirmou a empresária para pequenos empreendedores. "Nunca vi ninguém que realmente quis fazer algo não conseguir. Pensar não paga", concluiu Luiza Trajano.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.