Publicidade

Optar pela expansão exige muita cautela

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A opção por permanecer pequeno ou apostar tudo no crescimento do negócio é uma decisão muito pessoal - tanto que até grandes empreendedores divergem sobre o assunto. Pedro Herz, que transformou a pequena loja de livros da família em uma potência chamada Livraria Cultura, é enfático: "No Brasil ou sua empresa cresce ou ela fecha". Outros empresários de sucesso são mais cautelosos quando analisam o dilema do crescimento. Ricardo Garrido, um dos sócios da Cia. Tradicional de Comércio, recomenda paciência aos pequenos empresários e usa um argumento bastante simples. "O passado não garante o sucesso no futuro."Carla Sarni, que atualmente comanda o projeto de expansão da Sorridents, acredita que o crescimento da empresa precisa estar atrelado ao fato do empresário ter alguém de confiança para acompanhar esse processo. "Não basta um grande investimento, é importante ter também muita dedicação", analisou a empresária quando participou, com pequenos empreendedores, do Encontro PME. A rede de clínicas odontológicas de Carla escolheu o modelo de franquias para ganhar espaço.É justamente esse o caminho recomendado pelo empresário José Carlos Semenzato para o empreendedor que pretende apostar no crescimento. "É uma forma de reduzir o risco. Como o franqueado precisa colocar o dinheiro dele no negócio, se empenha mais em vender e gerar resultados", analisa Semenzato, que hoje comanda a holding SMZTO Participações.OusadiaSe você decidir crescer, a recomendação definitiva parece ser a dada por Luiza Trajano, que administra com sucesso o Magazine Luiza - uma das principais redes de varejo do País. "Se você não ousa, não cresce", afirmou a empresária para pequenos empreendedores. "Nunca vi ninguém que realmente quis fazer algo não conseguir. Pensar não paga", concluiu Luiza Trajano.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.