bolsa

E-Investidor: Itaúsa, Petrobras e Via Varejo são as ações queridinhas do brasileiro

Outplacement dá 'empurrãozinho' a executivo demitido

O outplacement - benefício concedido pelas organizações a funcionários demitidos - dá o toque profissional às dinâmicas de superação dos problemas na carreira corporativa. "Quando a pessoa recebe a notícia da demissão, ela sofre com angústia, medo e sentimentos que precisam ser trabalhados", diz a diretora executiva da consultoria Lens & Minarelli, Mariá Giuliese.

O Estado de S.Paulo

16 de março de 2014 | 02h13

Segundo ela, em uma fase inicial, o executivo desligado passa a ser atendido por um consultor que promoverá uma espécie de terapia profissional. "Vamos ajudar a pessoa a ver o que ela tem de bom, entender a situação atual da empresa e rever a sua história, no sentido de projetar uma nova etapa de carreira."

O foco positivo desse trabalho inicial se faz necessário, de acordo com Mariá, porque muitas demissões nos cargos gerenciais não ocorrem por deficiências ou erros, mas por questões políticas. "Às vezes, em um mudança de direção, o executivo é demitido pelo que ele tem de melhor."

Em uma segunda etapa do processo, consultores especializados contribuem para que os participantes desenvolvam planos de ação de acordo demonstrado no momento de reflexão.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.