País leva disputa contra Indonésia à OMC

Delegação brasileira vai questionar judicialmente o embargo à carne de frango nacional

O Estado de S.Paulo

15 Dezembro 2014 | 02h03

O Brasil vai levar hoje à OMC a disputa contra a Indonésia por conta das exportações de frango. Uma delegação brasileira vai exigir explicações dos asiáticos sobre as barreiras impostas aos produtos brasileiros.

Trata-se da primeira etapa do processo de disputas legais. Se o Brasil sair insatisfeito com as respostas de Jacarta, pedirá a intervenção da entidade para que julgue o caso.

Nos últimos seis anos, os indonésios adotaram uma série de medidas administrativas e sanitárias impedindo, na prática, a entrada do frango brasileiro. Em 2010, o Brasil chegou a fazer uma proposta para um acordo, que não foi considerada.

Os indonésios ainda criaram regras que vão além das normas que se exige no caso de alimentos para uma população muçulmana. Para o Brasil, essas regras são injustas e precisam acabar.

"Há pelo menos seis anos estamos negociando, com o governo brasileiro, a abertura do mercado indonésio. Diversas missões já foram promovidas, com a entrega de vários documentos questionando a não abertura", explica o presidente executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra.

O mercado indonésio é promissor . A produção de carne de frango do país hoje é insuficiente para abastecer seu mercado, com números inferiores a 1 milhão de toneladas. Já o consumo per capita gira em torno de 7,6 quilos por ano. / J.C.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.