País retoma crescimento econômico, diz Pimentel

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, disse nesta terça-feira que os números do final do terceiro trimestre e deste mês já indicam uma retomada do crescimento econômico. Segundo ele, o Brasil está "dando uma demonstração ao mundo de como se enfrenta uma crise financeira tão vasta como essa, sem sacrificar a população".

TÁSSIA KASTNER, Agencia Estado

30 Outubro 2012 | 11h53

"Já há indicadores desse trimestre que findou e dos próximos que mostram uma clara inflexão para cima e as contas públicas estão sob controle", disse. O ministro destacou ainda que o Brasil vem mantendo o cenário de pleno emprego, e que a relação dívida sobre o PIB continua em queda, reforçando, portanto, que "o famoso tripé tão celebrado pelos analistas econômicos continua atuando para garantir a estabilidade".

Pimentel afirmou também que, para recuperar a competitividade, a economia brasileira precisa atrair investimentos que tenham qualidade sob o ponto de vista do desenvolvimento tecnológico.

Em evento de anúncio de investimentos privados conquistados pelo Rio Grande do Sul, com a presença do governador Tarso Genro (PT), Pimentel também disse que nesta quarta-feira (31)haverá uma reunião de balanço do Brasil Maior, com a convocação do Conselho Nacional do Desenvolvimento Industrial.

O ministro se reúne nesta terça-feira com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Mais conteúdo sobre:
PimentelRScrescimento

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.