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País vê antes da Europa novo carro da BMW

Mercado aquecido muda status

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O mercado de carros de luxo, com modelos que custam mais de R$ 100 mil, segue descolado dos demais segmentos. As vendas de janeiro a julho cresceram 30% em relação a igual período de 2008, num mercado total que cresceu 2,4%. Com dados positivos no Brasil, enquanto nos mercados tradicionais os negócios despencam, importadoras locais conseguem regalias das matrizes. A alemã BMW, com aumento de 28% nas vendas locais (2.161 unidades), mostrou ontem em São Paulo, em primeira mão, o X1, modelo que será oficialmente lançado em setembro no Salão do Automóvel de Frankfurt. "É a primeira vez que conseguimos trazer ao Brasil um produto antes do lançamento mundial", afirma Henning Dornbusch, presidente da BMW no País. A matriz, diz ele, reconheceu o desempenho do mercado brasileiro que, junto com China e Índia, foram os únicos a registrar crescimento neste ano. No semestre, o grupo como um todo teve queda de 19,5%, com 615,4 mil veículos vendidos, resultado do fraco desempenho na Europa e EUA. O X1 só estará à venda em janeiro e o preço não foi revelado - mas ficará abaixo do X3, que custa R$ 241 mil. A Audi teve alta de 27% nas vendas no País, com 1.084 unidades, enquanto o resultado global da marca alemã foi 8,1% inferior ao de 2008. O presidente da Audi do Brasil, Paulo Kakinoff, explica que o grupo adotou a estratégia de lançar, no segundo semestre, um veículo por mês. Desde maio, a Audi multiplicou por dez a verba para eventos regionais, informa Kakinoff. Segundo ele, hoje o consumidor de carro premium não leva em conta apenas o binômio design e desempenho, mas também itens de segurança e tecnologias menos poluentes. A Audi espera encerrar o ano com 2 mil unidades vendidas, ante 1.427 em 2008. A BMW espera atingir marca recorde de 4 mil unidades e recuperar a liderança no segmento, perdida no ano passado para a também alemã Mercedes-Benz, após seis anos no topo. A BMW conta com ajuda extra do Mini, que começou a ser importado em abril. "Temos fila de espera de 100 unidades", diz Dornbusch. O segmento de alto luxo vendeu, até julho, cerca de 7,8 mil veículos dos modelos Audi, BMW, Ferrari, Maserati, Mercedes-Benz, Jaguar, Porsche e Volvo, comparado a 5,8 mil unidades em 2008, segundo os importadores. Só os modelos superesportivos Jaguar, Ferrari e Porsche tiveram desempenho negativo. Fabricantes nacionais informam que o mercado total brasileiro cresceu 2,4%, para 1,73 milhão de unidades. A Associação Brasileira das Empresas Importadoras (Abeiva), que representa 15 marcas, entre as quais a coreana Kia, contabiliza no ano vendas de 16,5 mil unidades, 4,88% a menos que em 2008.

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