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Pan, BMG e Bradesco lideram ranking de reclamações contra bancos

O índice de reclamações do Banco Central é calculado com base no número de reclamações consideradas precedentes, dividido pelo número de clientes da instituição

Por Fabrício de Castro
Atualização:

O Banco Central informou nesta terça-feira, 15, que o Banco Pan liderou o ranking de reclamações contra instituições financeiras referente ao terceiro trimestre de 2019. O banco registrou índice de 149,58. Em segundo lugar, aparece o BMG (82,33) e, em terceiro, o Bradesco (24,16). Nesta lista, estão os bancos e as financeiras com mais de 4 milhões de clientes.

Banco Pan foi o que teve mais reclamações de clientes de acordo com índice do Banco Central divulgado nesta terça-feira, 15 Foto: Clayton de Souza/Estadão

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O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas precedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral. Na lista, o Banrisul aparece como a quarta instituição mais reclamada (índice de 22,57). Na sequência estão:

Instituições menores

Entre os bancos e financeiras com menos de 4 milhões de clientes - que formam um ranking a parte -, a liderança é da Facta Financeira, com índice de reclamações de 1.782,23 no terceiro trimestre de 2019. A lista completa tem 21 instituições e inclui:

  • Safra (730,68)
  • Novo Banco Continental (729,92)
  • Inter (176,25)
  • Modal (174,54)
  • BNP Paribas (143,77)
  • Sofisa (133,65)

Entre as reclamações mais frequentes estão irregularidades relativas à oferta ou prestação de informação sobre produtos e serviços de forma inadequada e irregularidades ligadas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito.

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