Panasonic e Nikon têm prejuízo no 3º trimestre fiscal

As operações da Nikon foram afetadas pelas chuvas na Tailândia, enquanto os resultados da Panasonic sofreram impacto de custos de reestruturação

Clarissa Mangueira, da Agência Estado,

03 de fevereiro de 2012 | 09h05

As japonesas Panasonic e Nikon reportaram resultados decepcionantes no terceiro trimestre fiscal. As operações da Nikon foram afetadas pelas chuvas na Tailândia, enquanto os resultados da Panasonic sofreram impacto de custos de reestruturação.

A Panasonic registrou um prejuízo líquido de 197,6 bilhões de ienes (US$ 2,591 bilhões) no terceiro trimestre fiscal, encerrado em dezembro de 2011, devido principalmente aos pesados custos da reestruturação nos negócios de chips e TVs da empresa. No mesmo período do ano fiscal anterior, a companhia tinha reportado lucro líquido de 40 bilhões de ienes. A Panasonic também registrou um prejuízo operacional de 8,1 bilhões de ienes no terceiro trimestre fiscal, ante lucro operacional de 95,3 bilhões de ienes. A receita caiu 14%, para 1,960 trilhão de ienes, de 2,286 trilhões de ienes.

A Panasonic, que está cortando postos de trabalho, espera que sua folha de pagamento em todo o mundo recue abaixo de 350 mil até o final de março, de 367 mil um ano antes.

A Nikon reportou um prejuízo líquido de 3,7 bilhões de ienes no terceiro trimestre fiscal (US$ 49 milhões), encerrado em dezembro, ante lucro líquido de 9,7 bilhões de ienes no mesmo período do ano fiscal anterior. A companhia contabilizou um perda extraordinária de 10,9 bilhões de ienes para refletir o impacto das enchentes na Tailândia sobre sua base de produção e operações no país. O lucro operacional da companhia caiu para 8,2 bilhões de ienes, de 18,6 bilhões de ienes, enquanto a receita recuou 15%, para 215,4 bilhões de ienes, de 253,8 bilhões de ienes. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
PanasonicNikonprejuízo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.