Panorama Econômico

ZONA DO EURO

, O Estado de S.Paulo

21 de abril de 2010 | 00h00

Déficit em conta

corrente aumenta 129% O déficit em conta corrente dos 16 países que integram a zona do euro somou 3,9 bilhões em fevereiro, alta de 129% em comparação com o déficit de 1,7 bilhão de janeiro, informou ontem o Banco Central Europeu (BCE). O dado de janeiro mostra forte revisão em baixa, em comparação com o déficit de 8,1 bilhões antes anunciado.

EFEITOS DA CRISE

Unctad alerta para distorções no mercado

O controle dos governos sobre as economias está obrigando multinacionais a repensar suas estratégias e ameaça criar distorções nos mercados. O alerta é da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento e Comércio (Unctad) que publicou estudo das medidas comerciais e de investimentos tomadas por governos de todo o mundo.

GUERRA DAS PAPELEIRAS

Justiça libera fábricas de celulose no Uruguai

O Tribunal Internacional de Justiça determinou que o Uruguai falhou ao não informar a Argentina sobre a construção de duas fábricas de celulose, mas considerou que o país não desrespeitou obrigações ambientais sob um tratado de gestão do rio na fronteira entre os dois países. A corte, portanto, rejeitou a demanda argentina por uma interrupção das operações ou pelo recebimento de indenização. Os dois países se enfrentam há anos sobre as fábricas no Uruguai, uma disputa que levou a manifestações de ambientalistas argentinos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.