Panorama econômico

COMBUSTÍVEIS

, O Estado de S.Paulo

30 de abril de 2010 | 00h00

Gasolina volta a ter 25% de álcool anidro

Depois de 90 dias, a mistura de álcool anidro na gasolina subirá dos atuais 20% para 25% a partir de domingo. O secretário de Produção e Agroenergia, Manoel Bertone, do Ministério da Agricultura, disse que a expectativa do governo é que a mistura de 25% seja mantida por toda a safra. Uma redução pode ser considerada se houver risco de desabastecimento. Segundo ele, o governo agiu preventivamente para evitar o desabastecimento ao decidir reduzir a mistura para 20%.

INTERNACIONAL

BC russo corta taxa de juro pela 13ª vez

O banco central da Rússia reduziu sua taxa básica de juro em 0,25 ponto porcentual, mas alertou sobre uma possível aceleração das pressões inflacionárias no segundo semestre, num sinal de que o ciclo de afrouxamento pode estar perto do fim.

A taxa foi cortada de 8,25% para 8%, com vigência a partir de 30 de abril. É o 13º corte nos últimos 12 meses.

INFLAÇÃO

IGP-M fecha abril com alta de 0,94%

O IGP-M subiu 0,77% em abril, após alta de 0,94% em março. A taxa acumulada do IGP-M é muito usada no cálculo de reajustes de aluguel. Até abril, o indicador acumula alta de 3,56% no ano e de 2,88% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo l foi do dia 21 de março a 20 de abril.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.