Panorama Econômico

ARRECADAÇÃO

, O Estado de S.Paulo

29 de maio de 2010 | 00h00

Alemanha estuda elevar impostos

O governo da chanceler alemã, Angela Merkel, está cogitando aumentar certos impostos em busca de consolidação fiscal, disse um jornal alemão, citando fontes do gabinete. O déficit da maior economia da Europa deve crescer para mais de 5% do PIB este ano, em parte por causa das reduções de impostos introduzidas no início do ano.

FINANÇAS

Goldman quer acordo para evitar acusação

O Goldman Sachs Group afirmou à Securities and Exchange Comission (SEC, a CVM americana) que pretende evitar uma acusação de fraude por meio de um acordo para o processo aberto no mês passado contra a empresa, disseram pessoas próximas à situação. O acordo pode incluir o pagamento de uma multa.

AGRICULTURA

China vai ampliar este ano plantio de grãos

Produtores chineses devem plantar 109,47 milhões de hectares com grãos este ano, um ganho de 0,4% em relação a 2009. Apesar de uma primavera fria atrasar o plantio de lavouras como milho e arroz, a área plantada neste período deve aumentar 0,9% ante o último ano. A China, maior produtor e consumidor de milho do mundo, colheu um recorde de 530,82 milhões de toneladas de grãos no último ano, um avanço de 0,4% em relação a 2008, de acordo com dados divulgados pelo Departamento Nacional de Estatísticas.

Consumo fraco

Economia japonesa continua mergulhada numa tendência deflacionária

1,5%

foi a queda, em abril, do núcleo do índice de preços ao consumidor, que exclui os preços voláteis dos alimentos frescos

0,7%

foi a queda do gasto global das famílias no mês

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.