Panorama Econômico

ZONA DO EURO

, O Estado de S.Paulo

21 de setembro de 2010 | 00h00

Estônia deve ser 17.º país do bloco em janeiro

A Estônia se tornará em janeiro o 17.º país a adotar o euro, após os ministros de Finanças da União Europeia terem acatado a solicitação do país em julho.

Apesar das preocupações fiscais de membros da zona do euro - como Grécia, Irlanda e Portugal- , a nação báltica manteve firme o interesse de entrar na zona do euro, resultado das reformas depois da queda da União Soviética, em 1991. Quando se juntar ao bloco, a Estônia será a terceira menor economia da zona do euro, respondendo por cerca de 0,2% do PIB total da região.

BASILEIA 3

Alemanha vai precisar de 50 bilhões

Os dez maiores bancos da Alemanha precisam de cerca de ? 50 bilhões para cumprir as exigências de capital estipuladas pelo conjunto de novas regras bancárias, conhecido como Basileia 3, afirmou a revista alemã Der Spiegel, citando um estudo do Banco Central da Alemanha.

FINANÇAS PESSOAIS

Aluguel tem 2.º maior aumento mensal no ano

Os aluguéis residenciais contratados em agosto na cidade de São Paulo tiveram aumento médio de 1,3% em relação aos valores de julho, conforme pesquisa mensal do Secovi-SP. Esse é o segundo maior aumento mensal registrado neste ano, perdendo apenas para o desempenho de abril, quando foi apurada variação mensal de 1,7%.

"O déficit em conta corrente a longo prazo é um fator importante na determinação do valor das moedas. Com o tempo, o mercado vai reagir a isso."

Henrique Meirelles

PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL

Otimismo

Comércio mundial pode ter a maior expansão já registrada este ano 13,5%

é a previsão de aumento feita pela OMC; a expectativa anterior era de avanço de 10%

11,5%

deve ser o crescimento das exportações dos países desenvolvidos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.