Panorama Economico

UNIÃO DE BOLSAS

, O Estado de S.Paulo

30 de setembro de 2010 | 00h00

Segunda maior bolsa opera em novembro

As bolsas de valores do Peru, Chile e Colômbia anunciaram ontem a integração de suas atividades, com início das operações conjuntas a partir do dia 22 de novembro. Segundo levantamento da Economática, com a união, a nova bolsa integrada passa a ser a segunda maior da América Latina em valor de mercado, com US$ 594,8 bilhões, perdendo só para a bolsa do Brasil, que vale US$ 1,373 trilhão.

INCENTIVO FISCAL

Governo reduz custo de investimentos

O governo publicou ontem no Diário Oficial da União decreto que suspende a cobrança de PIS/Pasp, Cofins e IPI para atender os setores petroquímico, de refino de petróleo e de produção de amônia e ureia, a partir do gás natural, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O objetivo é reduzir o custo de investimento nesses setores.

ORÇAMENTO

França anuncia medidas para reduzir déficit

A ministra de Finanças da França, Christine Lagarde, e o ministro do Orçamento, François Baroin (foto), apresentaram ontem um orçamento para 2011 que prevê o fim das medidas de estímulo e o congelamento no valor dos gastos estatais para reduzir o grande déficit público da França para o nível máximo de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2013. Esse é o limite determinado pelos tratados da zona do euro.

"A necessidade de novo socorro para o Anglo Irish Bank é fonte de grande preocupação, porque o mercado achou que já tínhamos virado essa página."

Luis Costa ESTRATEGISTA DO CITIGROUP EM LONDRES

Contra o subsídio

A consultoria KPMG fez uma pesquisa internacional com 538 executivos de 26 países

41%

dos empresários brasileiros responderam que o pacote de estímulo fiscal do governo ajudou a combater a crise global

35%

desses executivos defendem a retirada dos estímulos fiscais

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.