Panorama Econômico

BIOCOMBUSTÍVEIS

, O Estado de S.Paulo

20 de outubro de 2010 | 00h00

Austrália impõe tarifa antidumping aos EUA

A Austrália vai impor uma tarifa provisória de 40% sobre as importações de biodiesel dos Estados Unidos, depois que uma investigação concluiu que o parceiro comercial pratica dumping, ou seja, vende o combustível a preços abaixo do custo de produção. A determinação é do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira.

RÚSSIA

Imposto pode incidir no lucro das petroleiras

A Rússia pode introduzir um imposto com base no lucro das petroleiras a partir de 2012, segundo a agência Interfax, citando o vice-ministro das Finanças do país, Sergey Shatalov. As maiores petroleiras russas, OAO Rosneft, OAO Lukoil Holdings e TNK-BP, têm defendido uma mudança no regime de impostos atual que, segunda elas, é muito severo e ameaça o crescimento da produção. O sistema é baseado nas vendas e torna os produtores vulneráveis a fortes mudanças nos preços do petróleo.

TRANSPORTE

Trem alemão passa em teste de segurança

Testes de segurança com os trens de alta velocidade da Alemanha (Ice 3), com serviço direto entre Londres, Frankfurt e Amsterdã, feitos neste fim de semana, foram bem-sucedidos, informou o Groupe Eurotunnel. O serviço deve entrar em operação em 2013 e abrangerá também Bruxelas, Colônia (Alemanha) e Roterdã (Holanda).

"O duramente conquistado caminho para a estabilidade e a recuperação liderada pelo comércio pode ser posta em sério risco pelo comportamento não cooperativo no câmbio."

Pascal Lamy

DIRETOR-GERENTE DA OMC

Boas novas

Indústria têxtil aumenta os investimentos por conta do avanço do mercado doméstico

R$ 1 bilhão

foi o total desembolsado pelo BNDES para o setor têxtil em julho

60% maior do que os R$ 647 milhões emprestardos em todo o ano passado

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.