Panorama Econômico

COPA DO MUNDO

, O Estado de S.Paulo

21 de outubro de 2010 | 00h00

Sistema de transmissão terá R$ 980 milhões

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) propõe investimentos de R$ 980 milhões para reforço no sistema de transmissão de energia no Rio Grande

do Sul e no Paraná, com o objetivo de garantir o abastecimento na Copa de 2014. O estudo prevê a construção de linhas de transmissão e subestações nos dois Estados.

CHINA

País nega embargo à venda de terras raras

O Ministério do Comércio da China voltou a negar ontem informações segundo as quais Pequim teria embargado a exportação de terras raras para EUA e Europa. A China é responsável por 97% da produção mundial de minerais de terras raras usados desde a construção de painéis solares e turbinas eólicas a mísseis teleguiados.

AGRICULTURA

Cana foi destaque em área plantada em 2009

A cana-de-açúcar foi o destaque da agricultura brasileira no ano

passado, com aumento na área plantada, na colheita e no valor de produção. A Pesquisa Agrícola Municipal divulgada ontem pelo IBGE revela também que o milho foi o produto que mais sofreu com os problemas climáticos e a crise econômica. A produção de cana chegou ao recorde de 671,4 milhões de toneladas, com alta de 4% ante o ano anterior. O valor de produção dessa cultura aumentou 16% de um ano para o outro, enquanto para a agricultura brasileira, em geral, houve queda de 5,3%.

Inflação

Pressão dos alimentos, sobretudo das carnes, elevou o IPCA-15 em outubro

0,62%

foi o aumento do Índice de Preços ao Consumidor-15 em outubro, o dobro da variação registrada em setembro

1,70%

foi o aumento dos produtos alimentícios no período

"Por enquanto o que ele (Miguel Jorge) acha é que a gente não tem de diminuir as importações, mas temos de contribuir trabalhando para aumentar as nossas exportações."

Luiz Inácio Lula da Silva

PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.