22 de outubro de 2010 | 00h00
ES contesta exigências feitas pela Petrobrás
O governo do Espírito Santo estuda a possibilidade de entrar com ação judicial contra a Petrobrás, se a estatal mantiver sua decisão de exigir licença ambiental emitida pelo Ibama para os estaleiros que disputam a licitação de 28 sondas de perfuração de áreas petrolíferas. O estaleiro Jurong, de Cingapura, tem um projeto para a construção de um estaleiro de grande porte e está disputando a licitação que, segundo cálculos do mercado, beira US$ 30 bilhões.
POLÍTICA CAMBIAL
Chile adota medidas para ajudar exportador
O Chile vai reduzir a burocracia alfandegária para ajudar os exportadores atingidos pela valorização do peso, afirmou ontem o ministro das Finanças do país, Felipe Larrain. "Essa foi uma das principais medidas que nós planejamos para esta semana, porque ela leva em consideração o problema cambial que estamos enfrentando."
RÚSSIA
País venderá bilhões de seu patrimônio
O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, deve aprovar a venda de US$ 59 bilhões do patrimônio público do país, no mais ambicioso plano de privatizações em uma década, destinado a controlar o déficit orçamentário. O plano de Putin, pré-candidato a presidente em 2012, prevê a venda de 900 participações estatais em empresas nos próximos cinco anos.
Finanças
O apetite do investidor estrangeiro nos papéis de longo prazo deve continuar
10,23%
foi a parcela do investidor estrangeiro na dívida pública mobiliária federal em setembro, antes dos aumentos do IOF
10,06%
era a participação estrangeira nos papéis em agosto
"O que está acontecendo no momento nos mercados de moedas é contraproducente
para todos os sistemas de moedas."
Arkady Dvorkovich
ASSISTENTE ECONÔMICO DO PRESIDENTE DA RÚSSIA, DIMITRI MEDVEDEV
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.