Panorama Econômico

EMERGENTES

, O Estado de S.Paulo

18 de janeiro de 2011 | 00h00

Grupo dos Brics pode ter novos integrantes

O economista Jim O"Neill, criador do termo Bric, sigla para Brasil, Rússia, Índia e China, quer acrescentar mais quatro países nesse grupo que ele considera ser o das principais nações emergentes do mundo. Em entrevista ao Financial Times, ele adiantou informações que divulgará aos clientes com mais detalhes em fevereiro. O economista disse que quer incluir na lista México, Coreia do Sul, Turquia e Indonésia.

GRÉCIA

Sindicatos preparam mais protestos

O sindicato de trabalhadores do setor público da Grécia convocou uma greve de 24 horas para o dia 10 de fevereiro, num movimento que provavelmente vai interromper os serviços civis no país. O sindicato também disse que vai participar de outras paralisações e protestos ainda neste mês. Um dos protestos, marcado para hoje, é contra planos do governo para reestruturar serviços de transporte público deficitários.

PETRÓLEO

Opep eleva projeção de demanda para este ano

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) afirmou que a demanda por petróleo este ano será maior do que a esperada anteriormente. No relatório, a Opep aumentou a previsão em 200 mil barris por dia. Em dezembro, os países membros elevaram a produção em 130 mil barris por dia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.