Panorama Econômico

TONY VOLPON

, O Estado de S.Paulo

30 de julho de 2011 | 00h00

CHEFE DE PESQUISAS DA NOMURA SECURITIES

"Não se mata mosquito com tiro de canhão (sobre as atuais medidas cambiais anunciadas pelo governo)."

BARACK OBAMA

PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS

"Por favor, peço a todo o povo americano que não desanime. Falem com seu representante, mandem um e-mail, usem o Twitter."

MIRIAM BELCHIOR

MINISTRA DO PLANEJAMENTO

"O primeiro semestre é mais lento que o segundo e, no primeiro semestre de governo novo, é natural que seja mais lento."

China quer participar da recompra de títulos

A China tem mostrado interesse em participar do programa de recompra de títulos liderado pela União Europeia para reduzir o endividamento da Grécia. A informação foi dada por uma autoridade grega que não quis fornecer detalhes. O programa, de ? 20 bilhões, faz parte do segundo pacote de socorro à Grécia, num total de ? 109 bilhões.

País já importou mais gasolina que em 2010

Assim como o Brasil, a Argentina recorre à importação de gasolina para atender à demanda doméstica. No primeiro semestre de 2011, o país já importou 132 mil metros cúbicos de gasolina, enquanto o volume total importado em 2010 foi de 140 mil metros cúbicos. Apesar do aumento, a escassez de gasolina e óleo diesel é crônica no país.

Retorno de investimento em imóvel comercial desacelera

A taxa de retorno de investimentos em imóveis comerciais no Brasil desacelerou no segundo trimestre para 4,3%, de acordo com o Índice Geral do Mercado Imobiliário-Comercial, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV. Este é o segundo trimestre seguido de queda na variação do índice, frente ao retorno de 5% informado no primeiro trimestre e de 5,7% do quarto trimestre do ano passado. Na sua composição, o indicador reúne, entre outros itens, despesas operacionais e receitas totais.

Menos otimismo

Confiança da indústria cai para o menor nível desde dezembro de 2009

2,0% foi o recuo do índice em julho após queda de 2,5% em junho.

O indicador que vai até 200 pontos, caiu de 107,1 pontos para 105,0 pontos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.