Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Panorâmica

Anglo American leiloa a Copebrás

, O Estado de S.Paulo

25 de abril de 2011 | 00h00

Há pouco mais de um ano, a mineradora Anglo American anunciou um plano global de reestruturação. Entre os ativos colocados à venda estava a Copebrás, fabricante de fertilizantes do grupo no Brasil. Só agora, porém, a empresa deve ter o seu destino definido. Segundo o Estado apurou, a Anglo American manteve negociações exclusivamente com a Vale entre o ano passado e cerca de três semanas atrás. A brasileira chegou a fazer uma proposta, mas o valor foi muito inferior ao que a Anglo esperava.

A negociação também emperrou em outro ponto. A Vale mostrou-se interessada em uma mina de nióbio da Anglo que foi retirada da mesa.

Diante do impasse, a Anglo abriu o processo de venda para outras empresas. Entre os interessados, segundo um executivo próximo, estariam a CSN, o Grupo Votorantim e um grupo chinês. A própria Vale acompanha o processo.

Procurada, a Anglo American informou que "venderá a Copebrás em um momento propício, a fim de maximizar o valor desses ativos" e que não comenta especulações.

E-COMMERCE

Empresários brasileiros e americanos criam seguradora

O empresário Rodrigo Veloso, que criou a água de coco O.N.E nos EUA e recentemente vendeu o controle da empresa para PepsiCo, juntou-se a um grupo de empresários brasileiros, fundos de private equity americanos e empreendedores do Vale do Silício para criar a Segurar.com. Trata-se de uma empresa de comércio eletrônico de seguros. Inspirada na americana Esurance, a companhia já começou a vender seguros de viagem e pretende oferecer seguros de vida e carros.

IMÓVEIS

Uma alternativa para o terreno enroscado da Cyrela

A Cyrela Commercial Properties (CCP) estuda vender sua parte em um terreno na Avenida Paulista, comprado da família Matarazzo há pouco mais de quatro anos. Como o empreendimento que deveria ser erguido no local ainda está longe de ser entregue, a família não recebeu os metros quadrados a que tem direito - e entrou na Justiça contra os atuais proprietários da área. Agora, a incorporadora pode sair do negócio. A Previ analisa a compra da parte da Cyrela no terreno.

Ensino

O grupo Multi, detentor das marcas Wizard e Yázigi, quer avançar no segmento de cursos de inglês para crianças. Para isso, o grupo usará a rede Quatrum, adquirida em 2010. Até meados do ano que vem, deverão ser abertas 60 escolas no Sul do País, São Paulo e Rio. O objetivo é ter 200 unidades até o fim de 2013.

Salários

85%

dos empresários brasileiros pretendem aumentar o salário de funcionários em 2011. O índice é 15% superior ao de 2010 e está acima da média global, de 65%. A pesquisa é da auditoria e consultoria Grant Thornton. "O desempenho econômico do País tem produzido um nível de emprego quase pleno. As empresas que querem reter talentos têm que aumentar salários acima da inflação, criando maiores pressões sobre os preços", diz Javier Martínez, da Grant Thornton.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.