Pão de Açúcar compra os 40% restantes da rede Assai

O grupo Pão de Açúcar informou ontem (10) à noite, por intermédio de comunicado publicado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que chegou a um acordo para comprar a participação de 40% que ainda não detinha do capital da rede Assai, com atuação no segmento conhecido como atacarejo. O total a ser pago pela participação será de R$ 175 milhões, valor que pode chegar a R$ 200 milhões "se concretizadas algumas condições adicionais acordadas entre as partes", explicou a empresa no comunicado.

ANDRÉ MAGNABOSCO E RODRIGO PETRY, Agencia Estado

11 Julho 2009 | 18h19

O pagamento será dividido em três etapas. A primeira parcela, de R$ 25 milhões, será quitada dez dias após a celebração do contrato de compra e venda com Rodolfo Junji Nagai e Luiz Fumikazu Kogachi, que detêm os 40% do capital total e votante da Barcelona Comércio Varejista e Atacadista S.A. (controladora que opera a bandeira Assai). A segunda parcela, também no valor de R$ 25 milhões, será paga em 15 de dezembro de 2009. A terceira parcela, de R$ 125 milhões, será liquidada em 15 de janeiro de 2011.

Uma parcela adicional, de R$ 25 milhões e sujeita a condições definidas entre as partes, mas não divulgadas, também seria paga em 15 de janeiro de 2011. Os valores, explica o Pão de Açúcar, serão corrigidos pela variação do CDI desde a data de assinatura do contrato de compra e venda de ações até o pagamento.

A operação, que ainda está sujeita à aprovação do Conselho de Administração e dos acionistas da companhia, representa a conclusão de um projeto iniciado em 2007. Naquele ano o Pão de Açúcar chegou a um acordo com os controladores da Assai para assumir 60% da empresa, a partir da criação de uma joint venture. A operação, avaliada em aproximadamente R$ 207 milhões, marcava o ingresso do Pão de Açúcar no segmento atacarejo, que é um dos que mais crescem no País.

Desde então, a rede que contava com 14 lojas no Estado de São Paulo não parou de crescer e hoje já possui mais de 30 lojas, incluindo unidades no Rio de Janeiro e no Ceará. As vendas brutas da bandeira Assai nos três primeiros meses de 2009 totalizaram R$ 440,8 milhões, o equivalente a 8,3% das vendas brutas de todo o grupo Pão de Açúcar no período, que somaram R$ 5,291 bilhões. No primeiro trimestre de 2008, essa participação era de 6,2%, segundo a empresa.

Mais conteúdo sobre:
Pão de AçucarAssaicompra

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.