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Pão de Açúcar fecha acordo com União Brasil

Pelo acordo, Pão de Açúcar oferecerá mercadorias aos quais os pequenos mercados não têm acesso

Por Anne Warth e da Agência Estado
Atualização:

O Grupo Pão de Açúcar anunciou nesta segunda-feira, 22, parceria inédita com a central de negócios União Brasil, associação que congrega e abastece cerca de 200 lojas especializadas no pequeno varejo, em cinco Estados brasileiros, e tem faturamento anual de R$ 1,6 bilhão. Pelo acordo, o Pão de Açúcar oferecerá mercadorias, produzidas por grandes grupos industriais, aos quais os pequenos mercados e suas centrais não têm acesso seja por restrições de volume ou de crédito. O projeto-piloto envolve apenas uma das duas centrais e três redes - a Multi Market, ex-Multi Show, com 54 lojas associadas no Espírito Santo que faturam anualmente R$ 200 milhões. "Inicialmente, vamos oferecer 3 mil itens, que deverão compor 70% do total das compras dessas lojas", disse o diretor-executivo de Alimentos do grupo, Ramatis Rodrigues. Os 30% restantes correspondem a produtos de fornecedores regionais e perecíveis, que inicialmente não são parte do foco do negócio. A idéia, segundo Rodrigues, é aproveitar a estrutura do Pão de Açúcar, suas boas relações com a indústria, o amplo sortimento de produtos e a eficiência logística no abastecimento de suas lojas próprias para atingir um segmento do mercado que, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), cresceu 13% em 2005 na comparação com 2004 e faturou R$ 14,2 bilhões, ante 7,8% do restante do varejo.                                                                Perspectivas A projeção do Pão de Açúcar é faturar R$ 3 milhões ao mês, nos primeiros seis meses do projeto, e R$ 7 milhões nos meses seguintes, chegando a R$ 90 milhões ao final do ano por meio da parceria com a União Brasil. "É praticamente o faturamento de uma nova loja, mas sem os investimentos inerentes a esse tipo de projeto", comparou o diretor comercial do grupo, Mauricio Ceretti. O faturamento total do Pão de Açúcar deve chegar a R$ 17 bilhões em 2007. Já a partir do segundo semestre de 2008, o Pão de Açúcar pretende ampliar a quantidade de centrais parceiras e produtos comercializados, além de oferecer produtos sazonais, mercadorias nas áreas de bazar, eletrodomésticos e têxteis. Também faz parte dos planos do Pão de Açúcar fechar parcerias e fornecer produtos para pequenos mercados associados a centrais no interior de São Paulo e em Estados como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e da Região Nordeste - mercados nos quais a presença de grupo ainda é pequena, deficitária ou inexistente.

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