Pão de Açúcar prevê abrir 30 hipermercados entre 2012 e 2014

Grupo pretende investir nas lojas do modelo Extra Fácil

Rodrigo Petry, da Agência Estado,

22 de setembro de 2011 | 14h24

O Grupo Pão de Açúcar, dentro do planejamento estratégico de expansão orgânica, para os anos de 2012 a 2014 prevê abertura de 30 lojas do modelo de proximidade chamado Extra Fácil. Atualmente, o Grupo conta com 70 lojas do modelo Extra Fácil.

Segundo o vice-presidente de Relações Corporativas da companhia, Hugo Bethlem, este modelo de lojas vem apresentando crescimento de vendas no conceito mesmas lojas acima de 15%, porcentual superior a de outras bandeiras do Grupo. "Fizemos mudanças no formato de Extra Fácil nos último tempos, que resultaram no aumento da área de padaria e açougue. Além disso, ampliamos a área média de 200 metros quadrados a 250 metros quadrados para 300 metros quadrados a 350 metros quadrados", disse o executivo, após participar de evento sobre comunicação empresarial no varejo realizado pelo Centro de Excelência em Varejo da FGV.

O executivo destacou que a empresa também foca na expansão de seu modelo de hipermercado, sobre tudo nas regiões Nordeste e Centro-oeste do País. De acordo com ele, o Grupo vem desenvolvendo alguns estudos de reposicionamento de produtos dentro das áreas de hipermercados. Entre elas, ele cita o exemplo de área em teste em um hipermercado de São Paulo, especializada em artigos esportivos. "Queremos levar esse piloto para mais cinco lojas em 2012", afirma. Outra iniciativa para a expansão de hipermercados é chegar em cidades com população a partir de 200 mil pessoas. "Há cinco anos só abrimos hiper em cidade com 500 mil pessoas", disse Hugo Bethlem.

Em relação ao modelo de supermercados, a varejista também projeta um aumento de 30 unidades nos próximos três anos, dividas entre as bandeiras Extra e Pão de Açúcar. O executivo conta que essa expansão se dará não só em grandes capitais como em cidades de médio porte. Ele resumiu que o foco da companhia neste ano são as conversões de lojas Compre Bem e Sendas, além do redesenho dessas unidades.

Para 2012, o foco será nas lojas de proximidade (Extra Fácil) e de "atacarejo" com as lojas do Assaí - que será que ampliada em 60 unidades entre 2012 e 2014, informou recentemente o presidente da companhia, Enéas Pestana.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.