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Para a premiada Wieden+Kennedy, dinheiro não é tudo

Na filial paulista da agência do ano em Cannes, prevalece o discurso de que o lucro é secundário. Será?

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Por Redação
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Em Cannes, no ano passado, a Wieden+Kennedy (ou só W+K) levou o prêmio de agência independente. Neste ano, conquistou novamente o mesmo prêmio e abocanhou também o troféu máximo do festival, o de melhor agência de 2012. Mas em São Paulo, na filial brasileira da agência americana, isso parece não ser tão importante assim. O discurso dos diretores surpreende: prêmios e - acredite - dinheiro não são mais importantes para eles do que o trabalho. "Não somos uma agência tradicional, que adora receber prêmios e aparecer", diz Ícaro Doria, diretor de criação da Wieden +Kennedy São Paulo, que completa dois anos de mercado com 90 funcionários e 12 clientes - entre eles os sucos Del Valle, da Coca Cola, Nike Brasil e Heineken Brasil. A ideia defendida por Doria de que "lucro não é o objetivo" da agência gera um certo desconforto entre os concorrentes, mas ele se mantém firme. "Parece ingênuo, mas nossa filosofia não é pautada pelo lucro e sim pelo bom trabalho. É claro que o bom trabalho acaba trazendo dinheiro", afirma o diretor. Renny Gleeson, diretor global de estratégias digitais da W+K reitera a posição de Doria. Nos oito países em que está, a agência, segundo ele, não sofre a mesma pressão por resultados que grandes grupos mundiais, como WPP, Publicis e Omnicom. "Somos assustadoramente independentes", afirmou ele na semana passada, quando esteve visitando a W+K São Paulo. "Nosso relacionamento com os clientes é baseado em parceria e não em dinheiro. Um exemplo disso foi o que aconteceu na P&G", conta. Há alguns anos o diretor de marketing da maior empresa de bens de consumo do mundo perguntou aos diretores da Wieden com quais marcas da companhia a agência gostaria de trabalhar. "Em vez de escolher essa ou aquela, pedimos para conhecer cada um dos diretores de cada marca, porque trabalhamos com pessoas e não com marcas." No mercado, porém, o discurso da W+K não é levado muito a sério, pelo menos por concorrentes. "Empresa americana que acha que lucro é uma coisa secundária? Isso não existe", disse o diretor de uma rival. Para esse concorrente, a agência, nos Estados Unidos, é reconhecidamente a melhor do mundo atualmente. "Mas a filial brasileira ainda vive da fama do nome Wieden." Grande parte dos clientes da W+K São Paulo, segundo outro executivo do setor, foram conquistados graças ao famoso "alinhamento mundial". A F/Nazca Saatchi & Saatchi, por exemplo, tinha a conta da Nike Brasil há sete anos. Em agosto, porém, a empresa de artigos esportivos entregou sua conta à Wieden São Paulo e divulgou que a decisão se deu por "alinhamento internacional". A W+K foi fundada em Portland (EUA), em 1982, exatamente para atender à marca. Foi a agência que criou o slogan "Just do it". Doria nega que a agência tenha se beneficiado desse alinhamento. "Os clientes se identificam conosco", disse. /L.C.

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