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Para CNDL e SPC, alta do varejo é ‘surpresa positiva’

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção de Crédito (SPC Brasil) consideram que o resultado apresentado pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi uma "surpresa positiva". Após o comércio sofrer com uma sequência de desacelerações nos últimos meses, o volume de vendas cresceu 1,9% em julho, na comparação com o junho deste ano.

AYR ALISKI, Agencia Estado

12 de setembro de 2013 | 13h12

Na comparação com julho do ano passado, as vendas do varejo tiveram alta de 6,0% em julho de 2013. Nesse confronto, as projeções variavam de uma alta entre 1,55% e 4,90%, com mediana de 3,00%. Até junho, as vendas do varejo restrito acumulam altas de 3,5% no ano e de 5,4% nos últimos 12 meses.

Apesar do resultado positivo, a CNDL prefere adotar uma postura cautelosa. Para a entidade, é preciso aguardar o desempenho de agosto para saber se há tendência de recuperação para o segundo semestre ou se o resultado foi um pico passageiro.

CNDL e o SPC Brasil avaliam que o resultado "é muito positivo". Entretanto, não descartam a hipótese de que o bom resultado tenha sido motivado pelo efeito base do mês de junho, quando boa parte do comércio fechou as portas por conta da forte onda de manifestações populares registrados no País e pelos feriados decretados em função da Copa das Confederações.

"O resultado é ótimo, mas o comércio pode acompanhar a tendência da indústria, que cresceu e logo depois recuou. Temos que aguardar o desempenho de agosto, que vai mostrar se existe uma tendência de recuperação para o segundo semestre ou se esse resultado é um pico passageiro", pondera Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.

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