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Para FGV, protestos abalaram confiança do consumidor

Por Vinicius Neder
Atualização:

As manifestações populares que tomaram as principais cidades do País neste mês abalaram a confiança do consumidor, medido pelo Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que caiu 0,4% em junho, como divulgado nesta segunda-feira, 24, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Os pesquisadores do Ibre/FGV fizeram um exercício, dividindo os dados, captados entre 31 de maio a 19 de junho, em dois períodos."Os resultados estavam melhores até o dia 10. Mas caem bruscamente do dia 10 ao 19", diz Viviane Seda, coordenadora da Sondagem de Expectativas do Consumidor, do Ibre/FGV. Da metade do mês em diante, as manifestações de rua cresceram bastante, assim como a violência nos protestos. "Talvez em junho não tivesse queda", completa Viviane.O principal impacto foi no Indicador da Situação Atual da Economia Local, um dos componentes do Índice de Situação Atual (ISA), que compõe o ICC e recuou 1,5%, puxando o indicador geral para baixo. Até 10 de junho, o Indicador da Situação da Economia Local registrava alta de 3,2%. Levando em conta apenas o período de 10 a 19 de junho, o indicador teria baixa de 9,3%. No total, o indicador recuou 2,3%.Segundo Viviane, o exercício de separar os dados da sondagem em dois períodos foi feito em todos os indicadores componentes, mas no relacionado à percepção sobre a economia local a diferença foi mais relevante.

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