PUBLICIDADE

Parkour, nascido na rua, vira negócio lucrativo nos Estados Unidos

Parkour ganha espaços estofados, apólices de seguro e programas de certificação para professores

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

NOVA YORK - Parkour é o nome de um passatempo ousado nascido nas ruas e espaços públicos, uma espécie de jogo sem regras, times, vencidos ou perdedores. Começou na França (o nome é derivado da palavra francesa para 'curso') e se espalhou pelo mundo. O que une os adeptos de todas as partes é a prática ao ar livre. Trazer o esporte para dentro das academias, dizem os puristas, seria como pedir nadadores para aperfeiçoar o nado de peito na grama. Mas, o parkour cresceu, trocou de patamar e já virou um o grande negócio. Academias de parkour foram abertas em várias cidades americanas, com lanchonetes, aulas particulares e até festas de aniversário para crianças que custam US$ 450 (bolo não incluído).

Mercantilização. As academias de ginástica, com obstáculos estofados e aura de responsabilidade oferecem uma versão mais higienizada da paisagem urbana. Muitas academias estão decoradas com cenários que imitam espaços públicos, inclusive com muito grafitti, andaimes e corrimões. Os puristas zombam da mercantilização do seu passatempo amado. Eles argumentam que as academias de ginástica, com seus poços de espuma e pisos macios, são truques para o público que aceita pagar por algo que se pode fazer nas ruas. "Trata-se de usar o que está lá e ser criativo com o espaço à sua frente", disse Kaspar Schröder, de 33 anos, um cineasta que produziu um documentário sobre o esporte em 2009 chamado "My Playground". Muitos donos de academia dizem encorajam os membros a praticar parkour dentro e fora delas. E há sinais de que mesmo alguns entusiastas do parkour já sucumbiram à modalidade 'indoor'. Em junho, Nova York sediou a sétima PKNY Jam, um fim de semana dedicado a vários esportes, e pela primeira vez o parkour foi incluído - no interior da academia Bklyn Besta.Seguro. Além das academias, uma enxurrada de grupos está olhando para capitalizar sobre a tendência. A fabricante de bebidas energéticas Red Bull começou um concurso anual em 2007. Vídeo games como Assassins Creed e os personagens possuem Infamous executam truques de parkour. Federações criaram programas de certificação de professores com aulas em Miami, Boston, Dallas, Fairfield, Connecticut, além de Los Angeles e San Francisco. A federação mundial também começou em abril a oferecer um produto de seguro sob medida para os praticantes, desde que pratiquem em ginásios certificados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.