Parlamento da Grécia votará sobre plano de austeridade em 29 de junho

Credores internacionais pediram que a Grécia aprove o plano de austeridade, a legislação para implementação antes de darem mais ajuda

Danielle Chaves, da Agência Estado,

24 de junho de 2011 | 10h30

O Parlamento da Grécia deverá votar no dia 29 de junho sobre o crucial plano de austeridade de cinco anos, que soma 28 bilhões de euros, informou uma autoridade parlamentar.

"O cronograma foi finalizado e o pacote será votado no meio do dia na quarta-feira", disse a fonte. "O debate vai começar na segunda-feira e continuará até a manhã da quarta-feira, com a votação ocorrendo depois disso", acrescentou.

Um debate sobre uma legislação separada para implementação das medidas deverá começar imediatamente depois e continuar até a quinta-feira. A votação sobre essa legislação está prevista para o fim da quinta-feira, mas não há um prazo estabelecido, ainda de acordo com a fonte.

Os credores internacionais da Grécia - a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) - pediram que o país aprove o plano de austeridade, a legislação para implementação e um programa de privatização de 50 bilhões de euros antes de fornecerem mais ajuda ao país.

O governo grego estabeleceu o dia 30 de junho como prazo final para a aprovação parlamentar - pouco antes da reunião de ministros de Finanças da zona do euro, marcada para 3 de julho, que decidirá se será dada ou não à Grécia a próxima tranche da linha de crédito de 110 bilhões de euros oferecida ao país no ano passado. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
GréciacriseEuropaZona do euroeuro

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.