Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

Parlamento do Reino Unido rejeita referendo sobre permanência na UE

Apesar do projeto não ter ido adiante, 81 legisladores desobedeceram as orientações do premiê britânico

Álvaro Campos, da Agência Estado,

25 de outubro de 2011 | 11h02

LONDRES - O Parlamento do Reino Unido rejeitou na noite de ontem uma moção que propunha a realização de um referendo sobre a permanência do país na União Europeia, por 483 votos contrários e 111 favoráveis. Apesar do projeto não ter ido adiante, 81 legisladores do Partido Conservador, do primeiro-ministro David Cameron, desobedeceram as orientações diretas dele e votaram a favor do referendo.

"Essa sempre foi uma questão difícil para o meu partido, sempre será, mas o importante é fazer a coisa certa para o país, e não seria bom para o país no momento ter um grande referendo sobre a UE", comentou Cameron em uma entrevista para a emissora de televisão BBC. O primeiro-ministro disse que não existe rancor contra os legisladores do seu partido que votaram a favor do referendo, acrescentando que eles são colegas valiosos e que entende porque eles se sentiam assim.

Cameron reiterou que o Reino Unido tem a garantia que haverá um referendo se houver uma mudança no poder do país para instituições europeias. Ele tem repetidamente afirmado que o governo britânico está comprometido com a UE, mas pretende eventualmente recuperar alguns poderes transferidos para o bloco.

"Mas o verdadeiro foco para a Europa no momento tem de ser a solução da crise na zona do euro, que está tendo um efeito negativo na nossa economia. Essa é nossa prioridade número um. A prioridade número dois é movimentar nossa economia, para crescermos, e isso significa colocar o mercado para trabalhar, ajudando o mercado único, ajudando com o comércio", afirmou Cameron. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.