PUBLICIDADE

Publicidade

Parlamento do Reino Unido rejeita referendo sobre permanência na UE

Apesar do projeto não ter ido adiante, 81 legisladores desobedeceram as orientações do premiê britânico

Por Álvaro Campos e da Agência Estado
Atualização:

LONDRES - O Parlamento do Reino Unido rejeitou na noite de ontem uma moção que propunha a realização de um referendo sobre a permanência do país na União Europeia, por 483 votos contrários e 111 favoráveis. Apesar do projeto não ter ido adiante, 81 legisladores do Partido Conservador, do primeiro-ministro David Cameron, desobedeceram as orientações diretas dele e votaram a favor do referendo.

PUBLICIDADE

"Essa sempre foi uma questão difícil para o meu partido, sempre será, mas o importante é fazer a coisa certa para o país, e não seria bom para o país no momento ter um grande referendo sobre a UE", comentou Cameron em uma entrevista para a emissora de televisão BBC. O primeiro-ministro disse que não existe rancor contra os legisladores do seu partido que votaram a favor do referendo, acrescentando que eles são colegas valiosos e que entende porque eles se sentiam assim.

Cameron reiterou que o Reino Unido tem a garantia que haverá um referendo se houver uma mudança no poder do país para instituições europeias. Ele tem repetidamente afirmado que o governo britânico está comprometido com a UE, mas pretende eventualmente recuperar alguns poderes transferidos para o bloco.

"Mas o verdadeiro foco para a Europa no momento tem de ser a solução da crise na zona do euro, que está tendo um efeito negativo na nossa economia. Essa é nossa prioridade número um. A prioridade número dois é movimentar nossa economia, para crescermos, e isso significa colocar o mercado para trabalhar, ajudando o mercado único, ajudando com o comércio", afirmou Cameron. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.