29 de abril de 2010 | 11h05
Os partidos de oposição da Alemanha concordaram em dar suporte a um procedimento legislativo acelerado e agora o país poderá votar o projeto de lei para socorro à Grécia em 7 de maio. O apoio de todos os partidos é necessário para acelerar o processo legislativo na Alemanha, onde geralmente um projeto demora meses para ser transformado em lei.
Os legisladores do oposicionista Partido Social Democrata, o Partido Verde e o partido A Esquerda disseram que o acordo para acelerar o processo foi simples e não significa necessariamente um apoio para o projeto de lei em si.
De todo modo, o apoio dos partidos de oposição não é preciso para que o projeto vire lei porque a coalizão de centro-direita - formada pelos partidos União Democrata Cristã, União Social Cristã e Partido Liberal Democrata - tem a maioria, ou 332, dos 622 assentos na Câmara Baixa do Parlamento.
O acordo para acelerar o procedimento legislativo foi alcançado um dia depois de os diretores do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu (BCE) pedirem aos legisladores alemães em uma reunião em Berlim que apressassem a aprovação da contribuição de 8,4 bilhões de euros da Alemanha para o pacote de ajuda da União Europeia, que totaliza 30 bilhões de euros neste ano. As informações são da Dow Jones.
Encontrou algum erro? Entre em contato