Viviane Carmezim estava trabalhando em casa quando recebeu uma mensagem de WhatsApp de um número novo, mas com a foto do filho e da neta. Na mensagem, a pessoa falava que havia trocado o número e era para ela gravar esse novo. Acreditando ser o filho, Viviane questionou por que havia mudado o número e a pessoa explicou que havia conseguido um plano melhor. Conversa vai, conversa vem, a pessoa disse pra ela que por causa da troca do número estava com problemas para acessar o aplicativo do banco e pediu para ela depositar um valor de R$ 40 mil.
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Viviane disse que só conseguiria fazer a metade do montante. Mas, achando estranha a história, tentou ligar para o filho, que dizia não poder falar. Ela imaginou que ele estava em alguma reunião de trabalho e acabou fazendo a transação. Antes de dar o ok, enviou o montante e a conta para o fraudador, que confirmou os números. Então, Viviane concluiu a transação.
Ao enviar o recibo para o filho, por equívoco, mandou para o celular do filho (não o do fraudador). Imediatamente, o filho ligou para a mãe para entender o que era aquele comprovante e disse que era um golpe. Viviane ficou desesperada, afinal tinha transferido para um criminoso R$ 21 mil. “Dez minutos depois de fazer a transferência, liguei para o banco e graças a deus consegui reverter a transação. Mas foi muita sorte eu mandar o recibo para o celular correto do meu filho.”
No caso da designer Pamela Bortolanza, a fraude ocorreu no cartão de crédito. Três dias após usar o cartão num site de doação, recebeu uma mensagem de um gasto de R$ 1,5 mil. No dia seguinte, outras despesas, como táxi e supermercado. “Foi a primeira vez na vida que tive um cartão clonado. Sempre tive muito cuidado.”
Na mesma semana que foi vítima do golpe, ela conta que seu ex-marido teve a conta do WhatsApp clonado. O fraudador disparou mensagens para várias pessoas pedindo dinheiro, mas não teve sucesso, diz ela.