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Pela primeira vez, valor de marca da Apple e do Google ultrapassa US$ 100 bilhões

A Apple foi avaliada em US$ 118,9 bilhões, enquanto o Google, em US$ 107,4 bilhões, segundo a pesquisa Best Global Brands; nenhuma marca brasileira entrou no ranking

Por Economia & Negócios
Atualização:

Pelo segundo ano consecutivo, Apple e Google conquistam as primeiras posições no ranking das marcas mais valiosas. Pela primeira vez na história, cada uma atingiu valor acima de US$ 100 bilhões, segundo a pesquisa Best Global Brands, da Interbrand. 

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A Apple foi avaliada em US$ 118,9 bilhões, uma alta de 21% em seu valor de marca, enquanto o Google vale US$ 107,4 bilhões (crescimento de 15%). 

“O crescimento meteórico para mais de US$ 100 bilhões da Apple e do Google é uma verdadeira prova do impacto da construção de marca num negócio”, diz CEO Global da Interbrand, Jez Frampton. “Essas marcas criaram experiências nunca antes vistas, relevantes no contexto atual e cada vez mais envolvidas num ecossistema integrado de produtos e serviços, tanto físicos como digitais.”

Valor de marca da Apple cresceu 21% em relação a 2013 Foto: Mark Lennihan/AP Photo

A empresa chinesa de telecomunicações Huawei ficou na 94ª posição, mas foi destaque na pesquisa por ter sido a primeira marca dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a entrar no ranking. Com 65% da receita vinda de fora da China e faturamento crescente tanto no mercado interno como na Europa, Oriente Médio e África, a Huawei já é a terceira maior produtora de smartphones, somente atrás de Samsung e Apple. 

Além da chinesa, o ranking apresentou outras quatro estreantes em 2014: DHL (81º lugar), Land Rover (91º lugar), FedEx (92º lugar) e Hugo Boss (97º lugar).

A metodologia da pesquisa se baseia na análise das maneiras pelas quais uma marca atinge e beneficia uma organização, desde a influência sobre os resultados finais até a satisfação das expectativas dos clientes.

Marcas brasileiras. Assim como nos anos anteriores, a pesquisa informou que as marcas brasileiras não atenderam aos critérios para entrar no rol das marcas globais mais valiosas. Algumas possuem valor financeiro, porém não têm presença global. A Interbrand acredita, no entanto, que o momento em que as marcas brasileiras estarão entre as mais valiosas do mundo está mais próximo.

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“Cada vez mais as marcas líderes no Brasil estão buscando um posicionamento global. Movimentos significativos estão sendo feitos no sentido de buscar novos mercados e seus direcionamentos estratégicos estão, mais do que nunca, conectados com as necessidades dos consumidores em todo o mundo, tornando a presença de uma marca brasileira entre as Best Global Brands uma questão de tempo”, afirma a diretora executiva da Interbrand Brasil, Daniella Giavina-Bianchi.

Marcas que mais cresceram. Em 2014 cinco marcas se destacaram pelo crescimento. O Facebook (29º lugar) aumentou seu valor de marca em 86%. Segundo a pesquisa, este valor é resultado das suas operações de negócios mobile, que representou 53% de seu faturamento em publicidade, da ampliação de seu portifolio de produtos, como a aquisição do WhatsApp, e de um resultado de US$ 1,4 bilhões no segundo trimestre.

A Audi (45º lugar) foi a marca que mais cresceu no setor automotivo. Em um ano em que vendeu a maior quantidade de carros em sua história, apresentou crescimento de 27% em valor de marca.

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