Pequenas redes avançam mais que os grandes grupos

Os pequenos e médios supermercados estão se saindo melhor em vendas e lucratividade em relação às grandes redes, como Pão de Açúcar, Carrefour, Wal-Mart. No ano passado, segundo uma pesquisa da revista Supermercado Moderno, o lucro sobre o faturamento das pequenas empresas (com vendas de até R$ 130 milhões) foi de 3%. Já as maiores empresas ( com vendas acima de R$ 500 milhões) tiveram lucro de 1,3% sobre o faturamento. As redes regionais e de porte menor também têm melhor produtividade por metro quadrado e cresceram acima da média no ano passado em relação a 2006. A Yamada, com 16 lojas em Belém (PA), cresceu 119%. A SuperBom, do Rio, 75%. As pequenas e médias vão bem por investirem mais em diversificação do mix de produtos e melhoria de gestão. V.D.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.