PERFIL-Brito, da InBev, ganha palco mundial com oferta pela Bud

Quando Carlos Brito começou atrabalhar na cervejaria Brahma, em 1989, a empresa buscavainspiração para sua estratégia de marketing e técnicas de vendana norte-americana Anheuser-Busch Cos. Como executivo-chefe da cervejaria belgo-brasileira InBevNV, Brito fechou um ciclo, fazendo uma oferta de 50 bilhões dedólares para a compra da Budweiser e Michelob que a direção daAnheuser terá dificuldade em recusar. O estilo de administração de Brito é chamado de agressivopor líderes sindicais do Brasil à Bélgica, suas metas de vendassão consideradas exigentes e inflexíveis e os cortes de custosque implementou são tidos como brutais. Ele começou a carreira na indústria cervejeira nodepartamento de finanças da Brahma, que havia sido adquiridapelo banqueiro de investimentos Jorge Paulo Lemann e seusparceiros do banco Garantia, Marcel Telles e Carlos AlbertoSicupira. Os três banqueiros são hoje os maiores acionistasindividuais da InBev, formada depois que eles venderam a AmBevpara a Interbrew em 2004. A cultura de banco de investimentos, de recompensa com baseno desempenho e intensa competição entre os empregados, ainda émantida e ajudou a InBev a dobrar seu lucro desde que Britoassumiu a direção da empresa em dezembro de 2005. "Eu os comparo (Brito e sua equipe da administração) abanqueiros de investimento de posse de um machete", disse AnnGilpin, analista no instituto de pesquisa Morningstar. Brito, de 48 anos, teve uma ascensão meteórica na Brahma,dirigindo os negócios do ramo da empresa dedicado arefrigerantes, o departamento de vendas e a chefia de operaçõesantes de assumir o maior cargo na AmBev, em 2004. Sua estreitaligação com Lemann, que financiou o MBA de Brito na escola denegócios de Stanford, e o fato de ele ter superado todas asexpectativas ajudaram a impulsionar Brito para a posição de CEOna InBev. "Brito sempre foi um a pessoa muito focada, ele não é dotipo cheio de rodeios", disse Alberto Cerqueira Lima,ex-diretor de marketing da Brahma e AmBev que hoje dirige aconsultoria de marketing Copernicus no Brasil. DIRETO AO PONTO Uma das principais contribuições de Brito depois de começarna Brahma foi um relatório de desempenho que avaliava como cadavendedor agia contra uma meta da empresa. Ele interrompia comfrequência vendedores durante reuniões, por ficar impacientediante de desculpas pela perda de fatias de mercado paraconcorrentes ou fracasso no cumprimento de metas. "Vamos direto ao ponto, o que isso significa para o pontoprincipal?", ele dizia frequentemente, segundo pessoas queparticiparam das reuniões. Os planos de fechar as fábricas da Labatt em Toronto eVancouver em 2005 foram típicos de sua política de ir ao pontoprincipal nos resultados. Planos semelhantes de demissões naEuropa Ocidental em 2006 levaram a protestos de trabalhadoresna sede da empresa em Leuven, na Bélgica, e no encontro anualde acionistas. Depois de uma greve, as demissões forçadas naBélgica foram reduzidas do número original de 295 para 40. "O clima social mudou totalmente. É 100 por cento pior.Antes era uma empresa muito social", disse Roger VanVlasselaer, um dirigente do sindicato BBTK, que representa ostrabalhadores na parte administrativa. O estilo duro de Brito veio à tona várias vezes desde que aempresa fez uma proposta formal de 46,3 bilhões de dólares paracomprar a Anheuser cerca de um mês atrás, recusandoinicialmente a elevar oferta de 65 dólares por ação e depoisapresentando uma proposta de desalojar os diretores da empresanorte-americana. Por fim, o desejo de formar a maior cervejaria do mundo eevitar uma batalha prolongada prevaleceram e Brito elevou aoferta da InBev esperando receber o sinal verde da direção daAnheuser. "Não é segredo que eles estão há muito tempo de olho naAnheuser-Busch", disse Gilpin, do Morningstar. "AAnheuser-Busch se concentrou no domínio do mercado dos EUA e aInBev tinha como foco o domínio mundial, e essa é a fronteirafinal para eles." (Reportaem adicional de Philip Blenkinsop em Bruxelas eMartinne Geller em Nova York)

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