PUBLICIDADE

Publicidade

Pesquisa aponta estagnação da indústria chinesa

Índice oficial de gerentes de compras de janeiro deverá cair para 50,0 pontos, nível neutro, ante 50,2 em dezembro, de acordo com a mediana das previsões de 29 economistas

Por Reuters
Atualização:

O crescimento do setor manufatureiro da China provavelmente estagnou em janeiro, após dois meses de ganhos modestos, com o surgimento do novo coronavírus se somando aos riscos que a economia já está enfrentando, mostrou uma pesquisa da Reuters.

Mais de uma centena de pessoas morreram pelo vírus na China nas últimas semanas e milhares foram infectadas, provocando restrições generalizadas de transporte e medidas de saúde pública que pesam bastante nos setores de viagens, turismo e varejo.

Integrante de equipe médica checa temperatura em passageiro de terminal ferroviário em Nanjing, na China Foto: EFE/EPA/SU YANG

PUBLICIDADE

O índice oficial de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de janeiro deverá cair para 50,0 pontos, nível neutro, ante 50,2 em dezembro, de acordo com a mediana das previsões de 29 economistas. A marca de 50 separa expansão de contração numa base mensal. Os dados serão divulgados na sexta, 31.

A China também divulgará uma pesquisa semelhante sobre a atividade no setor de serviços, o que pode fornecer uma melhor leitura do dano econômico inicial. Espera-se que lojas, restaurantes e cinemas tenham uma queda nas vendas à medida que as pessoas evitam áreas com aglomerações.

Já se esperava que a data do longo feriado do Ano-Novo Lunar fosse diminuir a atividade industrial em certa medida após uma leitura mais forte do que a esperada em dezembro.

Autoridades de saúde dizem ser muito cedo para saber o quão perigoso é o coronavírus e quão facilmente ele se espalha, mas alguns analistas dizem que o golpe na economia pode ser semelhante ao observado durante o surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) em 2002 e 2003.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.