Dida Sampaio/ Estadão - 10/9/2021
Dida Sampaio/ Estadão - 10/9/2021

Pesquisa BTG: Crise econômica é percebida por 62% da população

Levantamento realizado por BTG Pactual e FSB também mostra que dois em cada cinco entrevistados veem o governo Bolsonaro como principal responsável pela crise

Felipe Siqueira, O Estado de S.Paulo

25 de abril de 2022 | 10h54

De acordo com pesquisa realizada por BTG Pactual e FSB Pesquisa, 62% dos brasileiros acreditam que o País está em crise econômica, com dificuldade de recuperação. Em contrapartida, 32% avaliam que o Brasil está conseguindo superar o momento e 5% pensam que a economia vive um bom momento. 

Ainda segundo o documento, no quesito “culpa”, dois em cada cinco eleitores acreditam que o governo atual é o principal responsável pela crise econômica. A pandemia vem em seguida, com 25%, governos passados, 21%, e situação internacional, 8%.  

Em termos de expectativas, há um certo pessimismo por parte dos entrevistados. 60% avaliam que a inflação e o custo de vida devem aumentar nos próximos seis meses (20% acham que vão aumentar muito e 40% avaliam que vão aumentar); 43% acreditam que os atrasos em pagamentos de contas vão aumentar (13% aumentar muito e 30% aumentar) e 36% pensam que o desemprego vai piorar (9% aumentar muito e 27% aumentar). 

O levantamento “O que pensa o eleitor brasileiro (rodada 2)” foi realizado via telefone, entre os dias 22 e 24 de abril deste ano, com 2 mil eleitores. A metodologia para os questionamentos utilizados nesta reportagem foi “estimulada e única”. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de dois pontos porcentuais. O registro no no TSE é o BR-04676/2022. 

Tudo o que sabemos sobre:
BTG Pactualeconomiainflação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.