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Pesquisa da CNT mostra que 73,9% das rodovias têm problemas

Situação crítica da malha rodoviária do País já está repercutindo na taxa de crescimento econômico

Por Denise Chrispim Marin e da Agência Estado
Atualização:

Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) apontou que 73,9% das rodovias brasileiras apresentam problemas. A apuração mostrou ainda que a principal característica da malha rodoviária do País é a preponderância de estradas simples (de mão dupla), com 89,6% do total. A pesquisa foi realizada pela CNT e avaliou 87,5 mil quilômetros de rodovias ao longo de um período de 40 dias. Desse total, apenas 26,1% foram avaliados positivamente. A pesquisa também mostrou que 57,5% ou 47,7 mil quilômetros foram considerados com pavimento em estado regular, ruim ou péssimo. De todos os quesitos avaliados pela pesquisa rodoviária da CNT, apenas a sinalização apresentou melhorias em relação à pesquisa do ano passado. Veja também:Íntegra da pesquisa Segundo o presidente da CNT, Clésio Andrade, a situação crítica da malha rodoviária do País já está repercutindo na taxa de crescimento econômico e é um reflexo de dois problemas: gestão do setor por parte do governo federal, e restrição orçamentária."O governo precisa reagir", afirmou Clésio Andrade. Para a CNT, a melhoria da malha rodoviária do País dependeria de investimentos de R$ 23,4 bilhões. Os dados da CNT, entretanto, mostram que de janeiro a setembro deste ano a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) - cuja arrecadação deveria ser direcionada para investimentos na malha rodoviária - arrecadou R$ 5,9 bilhões. De 2002 a setembro de 2007, a contribuição arrecadou R$ 43,8 bilhões. De acordo com Clésio Andrade, o orçamento para o setor de transporte rodoviário este ano previa R$ 7,95 bilhões. Entretanto, até setembro deste ano apenas R$ 4,7 bilhões já estavam empenhados. O valor liquidado era de R$ 1,36 bilhão. Veja, abaixo, as principais conclusões da pesquisa - 54,5% da malha rodoviária analisada estão com o pavimento em estado Regular, Ruim ou Péssimo, totalizando 47.777 km - 65,4% da extensão pesquisada têm sinalização com problemas (57.253 km) - 8,5% possuem placas total ou parcialmente cobertas por mato (7.462 km) - 39,0% da extensão avaliada têm placas com a legibilidade deteriorada (31.880 km) - 37,5% não possuem placas de limite de velocidade (32.815 km) - 42,5% da extensão analisada não têm acostamento (37.259 km) Veja, abaixo, as melhores e piores estradas: Melhores: 1º - Limeira SP-São José do Rio Preto SP Rodovias: SP-310/BR-364, SP-310/BR-456, SP-330/BR-050 2º - Barretos SP-Bueno de Andrade SP Rodovias: SP-326/BR-364 3º - Bauru SP-Itirapina SP Rodovias: SP-225/BR-369 4º - São Paulo SP-Itaí SP-Espírito Santo do Turvo SP Rodovias: SP-255, SP-280/BR-374 5º - Engenheiro Miller SP-Jupiá SP Rodovias: SP-209, SP-300, SP-300/BR-154, SP-300/BR-262 6º - São Paulo SP-Limeira SP Rodovias: SP-310/BR-364, SP-348 7º - Rio Claro SP-Itapetininga SP Rodovias: SP-127, SP-127/BR-373 8º - São Paulo SP-Uberaba MG Rodovias: BR-050, SP-330/BR-050 9º - Campinas SP-Jacareí SP Rodovias: SP-065, SP-340 10º - Sorocaba SP-Cascata SP-Mococa SP Rodovias: SP-075, SP-340, SP-342, SP-344 Piores: 100º - Maceió AL-Paulo Afonso BA Rodovias: BR-104, BR-110, BR-423, BR-424, PE-177, PE-360 101º - Belém PA-Guaraí TO Rodovias: BR-222, PA-150, PA-151, PA-252, PA-287, PA-447, PA-475, PA-483, TO-336 102º - Rio Brilhante MS-Porto Murtinho MS Rodovias: BR-267, BR-419 103º - Rio Verde GO-Iporá GO Rodovia: GO-174 104º - Araguaína TO- Picos PI Rodovias: BR-135, BR-230, TO-222 105º - Teresina PI-Barreiras BA Rodovias: BR-020, BR-135, BR-235, BR-343, PI-140, PI-141/BR-324, PI-361 106º - Posse GO-Ilhéus BA Rodovias: BA-030/BR-030, BA-262, BA-263, BA-349/BR-349, BA-407/BR-407, BA-415/BR-415, BA-430/BR-430 107º - Curvelo MG-Ibotirama BA Rodovias: BA-030/BR-030, BA-160, BR-122, BR-135, MG-122/BR-122 108º - Rio Verde GO-Itumbiara GO Rodovias: BR-452, BR-483 109º - Açailândia MA-Miranda do Norte MA Rodovia: BR-222 Matéria ampliada às 15h54

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