Pesquisa do Google mostra que Black Friday eleva desejo de compra em todas as categorias
Maior pico foi na categoria de moda, que chegou a registrar 47% de intenção de compra, enquanto a média do ano é de 38%
Por Dayanne Sousa
Atualização:
SÃO PAULO - A proximidade da Black Friday, evento promocional que acontece amanhã, elevou a intenção dos consumidores de comprarem em diferentes categorias de produto, de acordo com levantamento feito pelo Google. A maior avanço ocorre na categoria de moda.
Enquanto na média do ano a intenção de compra de itens de moda atingia 38%, na última semana esse porcentual subiu para 47%, de acordo com a pesquisa. As roupas femininas atingem 55% de intenção de compra, enquanto os sapatos têm 48% e as roupas masculinas, 46%.
Black Friday ou Black Fraude? Lojas aumentam preços antes da liquidação
1 / 7Black Friday ou Black Fraude? Lojas aumentam preços antes da liquidação
Black 'Fraude'?
Fraudes e maquiagens de preços em edições passadas da Black Friday fizeram a data ganhar slogans nada atrativos, como "Black Fraude" e "tudo pela meta... Foto: Fabio Motta/EstadãoMais
Black 'Fraude'?
Um consumidor enviou para o Reclame Aqui o caso de um fogão modelo Brastemp BFD5Q na loja virtual das Americanas que custava, no dia 21/11, R$ 1.518. ... Foto: Reprodução/Reclame AquiMais
Black 'Fraude'?
Também na loja virtual da Americanas, outro fogão modelo Electrolux 52SRB foi cotado por R$ 864 dia 8 de novembro e alcançou os R$ 1.014 no último dia... Foto: Reprodução/Reclame AquiMais
Black 'Fraude'?
O Walmart também aumentou o preço de um notebook Lenovo no dia 21. O consumidor que comprou neste dia teve de desembolsar R$ 1.549, mas se tivesse com... Foto: Reprodução/Reclame AquiMais
Black 'Fraude'?
Uma geladeira Brastemp foi vista por R$ 1.499 no site do Walmart no dia 10 de novembro e atingiu o pico no dia 18, vendida a R$ 1.798. Foto: Reprodução/Reclame Aqui
Black 'Fraude'?
No site da Fnac, um Playstation 4 era comercializado a R$ 1.899 no dia 26 de outubro e a R$ 2.099 dia 4 de novembro. Foto: Reprodução/Reclame Aqui
Black 'Fraude'?
O Reclame Aqui considera a prática de aumentar o preço e depois apresentar descontos como maquiagem de preço. "Pelo o que mostram os gráficos do nosso... Foto: Gabriela Biló/EstadãoMais
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A pesquisa entrevistou 400 internautas para cada categoria. Esta semana trouxe um pico no desejo de comprar para todas as categorias, em 27 produtos acompanhados semanalmente pelo Google.
Em produtos de beleza e de esporte, a diferença entre o porcentual de pessoas que queriam comprar na média do ano e as que já desejavam consumir produtos esta semana é de 6 pontos porcentuais. Nos itens de esporte, a intenção de compra saiu de 28% para 34% enquanto em beleza a intenção subiu de 36% para 42%.
Para itens eletrônicos, a média de intenção de compra no ano era de 23% e passou a 27% na última semana. O destaque são os smartphones, que saíram de 23% de intenção de compra para 33%.
Os eletrodomésticos atingiram intenção de compra de 24% nesta semana, saindo de uma média anual de 20%. Já os móveis tiveram porcentual de 25% de intenção de compra, ante 24% na média anual.
Dez dicas para não cair em armadilhas na Black Friday
1 / 10Dez dicas para não cair em armadilhas na Black Friday
1. Evite comprar por impulso
Faça uma lista com produtos e serviços que realmente necessita. Foto: Emílio Passos/Agência RBS
2. Pesquise preço
Além de fazer a própria pesquisa, sites, como Zoom e Baixou, acompanham os preços dos produtos. AProteste vai divulgar no dia 25 uma lista com os preç... Foto: ReproduçãoMais
3. Documente as ofertas
Imprima as páginas do anúncio com as características da mercadoria nas compras pela internet. Foto: José Patrício/Estadão
4. De olho no frete
Considere o valor do frete nas compras pela internet. Foto: Rafael Arbex / Estadão
5. Desconfie do desconto
Se a empresa prometeu abatimento, a oferta deve ser cumprida como foi veiculada. Foto: Eliane Neves/Foto Arena
6. Reputação da loja
Verifique se a loja está na lista de não recomendadas no site da Fundação Procon-SP e se tem o selo de boa reputação dado pela Câmara de Comércio Elet... Foto: Bruno de Lima/Agência O DiaMais
7. Estoque
Verifique se há o produto no estoque e, no caso de estar fora de linha, se há peça de reposição. Foto: Hélvio Romero/Estadão
8. Pagamento seguro
Prefira lojas que aceitem pagamento por meio de plataformas eletrônicas nas quaiso número do cartão não é informado diretamente ao varejista. Foto: Tiago Queiroz/Estadão
9. Código de Defesa do Consumidor
As regras do código valem para a Black Friday: 30 dias de prazo para reclamações sobre problemas aparentes para itens não duráveis e 90 dias para iten... Foto: Renato Mendes/Brazil Photo PressMais
10. Ajuda
O Procon-SP vai atender às reclamações pelo telefone 151 a partir do dia 24 até às 2 horas do dia 25, retornando das 6 horas do dia 25 até às 22 horas... Foto: Valéria Gonçalvez/AEMais